Paradigma incorpora operação da Clicbusiness

Compartilhar

No ano em que completa 18 anos, a companhia com a maior base de portais de compras eletrônicas em operação no Brasil, a catarinense Paradigma, está vivendo um ano desafiador. A operação está implantando ou atualizando projetos de grande porte em cinco estados diferentes do país, modernizando sua tecnologia para o lançamento da nova versão de alta responsividade da sua solução para negociação e relacionamento eletrônico. A plataforma WBC – Web Business Center 18, que atende os segmentos de Trading Energy e SRM/Procurement, tanto para empresas privadas como para o setor público.

Ao mesmo tempo, a Paradigma também está se preparando para retomar um novo ciclo de crescimento acelerado a partir de 2017, com foco no desenvolvimento de serviços e ofertas pioneiros ou diferenciados no modelo de atendimento SaaS – Software as a Service. Nesse ambiente empresarial e de mercado desafiadores, a Paradigma tenta reforçar sua estratégia de preparação de um novo ciclo de expansão e renovação a partir de movimentos internos, com a busca criteriosa de negócios já estruturados ou com carteira de clientes que interessam ao seu posicionamento.

Com quatro anos de vida, e três de operação no mercado, a Clicbusiness que começou do zero com uma ideia inovadora e ainda única em operação, já aponta para o seu primeiro faturamento anual no patamar de R$ 1,0 milhão. A empresa tornou-se um alvo natural dessa estratégia, especialmente pela complementariedade de serviços e soluções, de um negócio aonde a empresa já era controladora. A compra recente da participação do FUNDO SC, abriu caminho para a incorporação da Clicbusiness pela Paradigma, um negócio inovador que a partir de um conjunto de web services que conecta dezenas de portais de procurement e SRM – Supplier Relationship Management.

A pioneira Rede Clicbusiness www.clicbusiness.com.br já era um negócio que deu certo, viabilizando a colaboração e oferecendo serviços de sourcing para qualificação de fornecedores e consolidação da demanda de uma comunidade com mais de 300 mil empresas, que já participaram de cerca de 450 mil processos de compra que resultaram em mais de um milhão de pedidos com valor superior a R$ 25 bilhões.

Com essa aquisição e incorporação, a Paradigma pode também completar os investimentos financiados com linhas de inovação do BRDE e também internacionalizar os serviços dessa plataforma e lançar uma inédita solução para gestão e automação de atualização de cadastros e documentos de fornecedores, com controle de versões e data de validade. Esse novo serviço deverá revolucionar essa operação ainda manual, falha, lenta e cara na maioria das empresas, que deverão migrar para serviços de nuvem nos próximos anos.

Atualmente a Paradigma já atua em mais de 20 setores da economia, com atendimento de alguns projetos internacionais e já registra mais de 300 mil usuários de suas soluções de gestão de negócios e relacionamentos para empresas e governo. “A participação dos clientes na definição da evolução da tecnologia da Paradigma tem sido decisiva para a empresa alcançar soluções e serviços mais aderentes ao perfil e tendência da demanda e conforto dos usuários”, comenta Gérson Schmitt, presidente do Conselho da Paradigma que atuava até agosto como CEO da start up Clicbusiness, cuja a operação passa a partir de setembro, para a gestão profissional da Paradigma, liderada pela executiva paulista Andrea Boudeville.

Plataforma Paradigma WBC 18

Diretor de Tecnologia da Paradigma e da Clicbusiness, Rodrigo Werlang comenta que a atualização da solução faz parte de um plano de médio prazo para a modernização de todos os produtos da companhia. “A versão 18 da plataforma WBC traz um visual mais moderno e ágil, com o objetivo de aproveitar o amadurecimento da experiência dos usuários. Trabalhamos para aprimorar ferramentas de pesquisa de oportunidades, de geração de novos relatórios e visões analíticas e gráficas de base de dados, alta responsividade para tablets e smartphones. Além disso, os usuários também poderão customizar a página principal da plataforma denominada de dashboard, com dados e visualização de etapas de cada processo das suas operações como também com feed de notícias do setor, deixando em destaque os itens mais relevantes em sua rotina”, explica Werlang.

O diretor complementa destacando que “os recursos de análise e apresentação de dados do sistema de Business Intelligence da ferramenta também foram aprimorados. As informações foram reorganizadas e segmentadas, facilitando a visualização dos resultados, sem a necessidade de instalação de plug-in. “Todas as mudanças foram preparadas para acompanhar o crescimento da empresa e a evolução da ferramenta de acordo com perfil da demanda a experiência dos usuários, com previsão para atualizações de versões três vezes ao ano”.

Paradigma – protagonista de projetos pioneiros em negociação eletrônica

Uma companhia que acumula em seus 18 anos de atuação o suporte a mais de 1 trilhão de reais em processos de negociações eletrônicas fechados, a Paradigma foi protagonista de vários projetos pioneiros que trouxeram grande impacto para o país, como o primeiro portal brasileiro de compras públicas (BEC de São Paulo, em 2000); o Tesouro Direto (2001) e BBM – Bolsa Brasileira de Mercadorias (2002), da BM&FBovespa; Todos os bilionários leilões de energia realizados no mercado regulado nos últimos 12 anos (CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica); o BBCE – Balcão Brasileiro de Contratos de Energia (2010); a parceria com a TOTVS, em 2011, para lançamento do TOTVS Marketplace com as primeiras entregas iniciadas em 2013, que já acumula dezenas de caso de sucesso, no mesmo ano que foi iniciada a operação comercial do pioneiro portal da REDE CLICBUSINESS. Desde 2015 a Paradigma também iniciou uma parceria com a SALES FORCE, para atendimento do setor de utilities com a oferta integrada de CRM da líder mundial.

Nos últimos anos, a Paradigma foi responsável por grandes projetos como: o Portal de Compras eletrônicas da ITAIPU Binacional integrado à plataforma SAP, com especial complexidade pela necessidade de seguir a Norma Geral de Licitação da companhia, que contempla elementos dos sócios Paraguai e Brasil, enquanto se relaciona com fornecedores regionais e globais; o Portal Internacional de Fornecedores da TUPY, um dos mais completos portais de SRM – Supplier Relationship Management de empresa brasileira multinacional, que integra sistemas de gestão diferentes no Brasil e no exterior, concentrando todas as negociações, comunicação, relacionamentos, contratos documentos e processos de colaboração com fornecedores num único portal (“One stop business point”); e o inédito Portal do Cidadão que consolida vários serviços e informações de diferentes sistemas e propicia o autoatendimento personalizado dos usuários, entregue em 2015 para a Prefeitura Municipal de Florianópolis que está sendo preparado para lançamento nas próximas semanas.

“Inovação e pioneirismo caracterizam a história e a trajetória da Paradigma. A empresa está agora consolidando a estratégia desenvolvida nos últimos anos de aprimoramento de suas soluções e se preparando para um novo período de crescimento exponencial, com serviços especializados no atendimento ao mercado no modelo SaaS”, finaliza Schmitt.