Oxygea lança Xtellar nos EUA, primeira startup do seu portfólio, dedicada à impressão 3D sustentável

Compartilhar

A Oxygea, veículo de Corporate Venture Capital, Venture Building e Aceleração de startups dedicado a impulsionar negócios com foco em sustentabilidade e transformação digital na indústria, lança, nos EUA, a Xtellar, uma desenvolvedora de materiais inovadores para manufatura aditiva, como filamentos 3D, pastilhas 3D e outros. Os materiais são produzidos a partir de uma base de materiais que incluem polipropileno, polietileno, PETG, nylon, polímeros de base biológica e reciclados para aplicações de manufatura aditiva. Entre os principais públicos-alvo, estão a indústria aeroespacial, automotiva, marítima, de embalagens e também saúde. 

Este novo empreendimento é mais um passo na evolução da Oxygea, criada em 2022 para dar continuidade a estratégia de inovação da Braskem, atuando de forma independente impulsionando startups com foco em neutralidade de carbono, economia circular, energia renovável, novos materiais e transformação digital, abrangendo Smart Factory, Analytics e Big Data.

Para Artur Faria, CEO da Oxygea, “A Xtellar possui um grande potencial disruptivo como um negócio capaz de transformar o futuro da sustentabilidade. Este investimento faz parte do nosso objetivo de promover novas soluções ao mercado, acompanhando e ajudando a desenvolver novos produtos que estejam alinhados com a agenda ESG. Assim, acreditamos que o produto da Xtellar também agrega valor a diversas indústrias ao oferecer manufatura aditiva, algo que está cada vez mais adotado nas cadeias de suprimentos globais”.

Para o CEO da Xtellar, Jason Vagnozzi, “desde 2020, assistimos a um crescimento exponencial e à rápida evolução do nosso portfólio. A Xtellar combina a divisão de materiais 3D da Braskem, que começou com um pequeno portfólio de formulações especializadas de polipropileno (PP), de base biológica e reciclada e a Taulman3D, que foi adquirida recentemente em 2022, adicionando nylon, PETG reciclado e PETG ao nosso portfólio. Acompanhando projeções para a indústria de impressão 3D, que deve crescer para mais de US$ 70 bilhões até 2030 – crescendo em um CAGR estimado de 20%, acreditamos que essa nova estrutura nos permite oportunidades aprimoradas para atender a essa demanda em rápido crescimento. Estamos ansiosos para fazer parceria com nossos clientes e outras organizações para criar colaborações inovadoras e dar vida à inovação”. Os produtos e serviços da Xtellar estarão oficialmente disponíveis a partir de junho de 2023.