A Oxygea, veículo de Corporate Venture Capital, Venture Building e aceleração de startups, anuncia as 06 selecionadas no Oxygea Labs, seu primeiro programa de investimentos e aceleração. A partir da tese de investimentos centrada em sustentabilidade e transformação digital, a Oxygea identificou startups que já tenham seu produto em estágio avançado de validação e apresentem soluções inovadoras para gerar impacto na indústria, com foco em sustentabilidade, economia circular, novos materiais e transformação digital.
Com previsão de duração entre julho a 21 de novembro deste ano, as escolhidas passam por um assessment individualizado e tem acesso a masterclasses, mentorias e acompanhamento individualizado do time de portfólio da Oxygea, além de um incentivo de R$100 mil para viabilizar sua participação. Ao final do programa, a Oxygea tem a prerrogativa de investir R$1.500.000 em cada uma das startups escolhidas pelo time de portfólio, por meio de um mútuo conversível em participação societária.
“Esperamos conhecer mais profundamente as oportunidades e desafios de cada startup de forma individualizada. Isso nos permite oferecer o suporte mais adequado para acelerar seu crescimento. Nosso objetivo é que o máximo possível de startups se qualifique para o investimento e impulsione seu crescimento ao final do programa”, afirma Vitor Moreira, Managing Director da Oxygea.
As selecionadas podem ser divididas em 3 categorias:
Biotecnologia, nanotecnologia e novos materiais:
- Growpack: Fontes alternativas para biomateriais usadas para aplicações em embalagens;
- BioReset: Polímeros biodegradáveis (PHA) derivados da produção de resíduos industriais.
Smart Factory e Futuro da Mobilidade:
- Embeddo: Sensores avançados em computação em dados para processamento de dados;
- LogShare: Serviço de Colaboração SaaS da Logística por meio de rotas otimizadas com expedidores;
- Cognitive: Coleta, processamento e visualização digital usando Edge Computing para fins industriais.
Economia circular:
- IQX: Solução para reciclagem complexa e embalagens multicamadas;
Detalhes da seleção:
No total, o Oxygea Labs recebeu 324 inscrições de startups, todas avaliadas de acordo com a maturidade da solução, estrutura do negócio, equipe, potencial de escalabilidade, tempo de desenvolvimento, singularidade e aderência à estratégia de investimento da Oxygea. Tanto selecionadas, quanto finalistas passam a fazer parte da comunidade Oxygea, com a possibilidade de participar de futuras ações e atividades.
“Ficamos felizes e surpresos com o número de inscritos e a aderência à tese pautada em sustentabilidade e transformação digital na indústria. São desafios complexos e menos comuns no ecossistema. Agrupamos as startups de acordo com verticais para facilitar a avaliação e a comparação entre negócios afins. Equilibramos o grupo por esse critério, evitando a concentração em um único tema. O importante é que boa parte delas têm potencial para provocar impacto na indústria: algumas mais centradas em sustentabilidade e outras em transformação digital, mas todas com impacto positivo na agenda de ESG”, reforça Vitor Moreira, Managing Director da Oxygea.
As selecionadas contam com a experiência do time Oxygea em tecnologia, temas jurídicos, gestão de pessoas, finanças e marketing, bem como acesso à rede Cubo para startups, a uma rede de mentores especializados e ao ecossistema de parcerias Oxygea. Além disso, recebem acompanhamento dedicado do time de portfolio da Oxygea e a consultoria de inovação ACE Cortex, que acompanhou todos processo de aceleração e investimento, proporcionando as melhores condições para que os empreendedores.
“Formamos uma turma de altíssimo nível, com empreendedores talentosos que estão determinados a resolver grandes problemas de maneira inovadora e utilizando tecnologia para escalar, gerar valor e impacto para a sociedade.”, diz Luis Gustavo Lima, CEO da ACE Cortex..
Com parcerias com marcas como Abstartups, Abvcap, Cazoolo, Cubo, DISTRITO, Instituto Caldeira, Inventivos, TouchDown Ventures, We Impact, entre outras, o Oxygea Labs herda o legado do Braskem Labs – programa oferecido entre 2015-2022, responsável por acelerar 132 startups focadas em impacto – com uma nova abordagem de investimento e uma equipe dedicada à construção de valor em médio e longo prazo. “Temos nas mãos a responsabilidade de promover a sustentabilidade e a transformação digital na indústria. Por isso, vamos investir 150 milhões de dólares nos próximos 5 anos em programas dedicados a startups em diferentes estágios de maturidade. Acreditamos que a aceleração focada na criação de valor para os empreendedores tem papel-chave para proporcionar oportunidades de crescimento para estes negócios”, finaliza o CEO da Oxygea, Artur Faria.