Original passa a integrar a primeira rede blockchain do sistema financeiro nacional

Compartilhar

O Original, primeiro banco a proporcionar abertura de conta corrente 100% digital no Brasil, integra a Rede de Blockchain do Sistema Financeiro Nacional, lançada hoje (12 de junho) pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos). Trata-se da primeira rede blockchain para o setor financeiro.

A solução, implementada pela CIP, permite o compartilhamento de informações entre as instituições parceiras, protegendo dados de forma rápida e acessível, desde o primeiro acesso. A rede utiliza a plataforma Hyperledger Fabrica da IBM, projeto colaborativo baseado em código aberto.

“O Banco Original é o único banco digital a integrar esse seleto grupo de instituições financeiras que passam a compartilhar informações em uma rede blockchain”, explica Raul Moreira, diretor Executivo de Tecnologia, Produtos e Operações do Banco Original. “Isso vai nos permitir avançar nos estudos do uso do blockchain em soluções de open banking, de forma integrada com a nossa plataforma de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, que permite a conexão com entidades externas, a exemplo das Fintechs) e inteligência artificial”, acrescenta.

O primeiro uso da Rede envolve o device ID. Um protótipo desenvolvido de forma colaborativa e que usa blockchain para compartilhar identificações de dispositivos móveis. O que permitirá melhorar ainda mais o sistema antifraude do Original.