Como parte da estratégia para acelerar a oferta de Banking as a Service (BaaS), o Banco Original – primeiro banco digital completo – anuncia a contratação de Alexandre Conceição para o recém-criado cargo de CEO da Original Hub. Esta última, braço de tecnologia dedicada a negócios B2B com foco no conceito de banco como serviço e que roda soluções financeiras para mais de 40 fintechs e instituições parceiras, entre clientes e prospects.
A partir do Original Hub, instituições financeiras em geral podem usar a prateleira de APIs do Banco Original para oferecer serviços aos clientes, utilizando a infraestrutura do banco. Só no primeiro semestre de 2021, a empresa processou mais de 73 milhões de transações para fintechs e parceiros, incluindo serviços de pagamento pelo PIX, liquidação de boletos bancários, agendamento de débito automático, saque na rede Banco 24 Horas, entre outros.
Vale destacar que desde sua fundação, o Banco Original atua com uma arquitetura aberta, baseada no conceito de Open Banking e visando as possibilidades do Banking as a Service. Neste modelo, a oferta de soluções bancárias é oferecida como serviço, ou seja, com produtos financeiros oferecidos a outras instituições e fintechs por meio de APIs.
“O BaaS é o caminho para acelerar a oferta de serviços financeiros em qualquer ecossistema digital e assumir essa posição em uma instituição financeira tão inovadora como o Banco Original é um grande desafio. Estou empolgado em poder contribuir com ainda mais avanços no mercado”, pontua Conceição, que complementa: “de todos os pagamentos de conta processados pela Original Hub, 93% deles são para empresas parceiras que oferecem o serviço a seus clientes”, afirma.
Sobre a estratégia de crescimento acelerado da Original Hub, o executivo informa que mira instituições financeiras de perfis variados, mas que queiram utilizar a infraestrutura do banco para criar ofertas inovadoras para os consumidores.
Time Original Hub
Alexandre Conceição junta-se ao time do conglomerado Banco Original, como CEO da Original Hub. O executivo possui extensa carreira acadêmica e profissional. É formado em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Distribuição de Sistemas com Objetos Orientados pela Universidade de Brasília, Liderança e Gestão pelo MIT Sloan School of Management e possui MBA pela NYU Stern School of Business. Conceição também atuou como Conselheiro nas empresas Ativos Securitizadora e Ativos Gestão, fez parte do Comitê de Auditoria da Cielo e trabalhou no Banco do Brasil de 1985 até 2020 – trilhando toda a carreira técnica e gerencial, passando por Nova Iorque por seis anos, até se tornar CIO da subsidiária BB Tecnologia e Serviços.
Compõem o time do Original Hub, ainda, Wagner Mardegan, que atuará como COO (Chief Operating Officer). Bacharel em Ciências Contábeis, com Aperfeiçoamento em Finanças, Especialização em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e MBA em Formação Geral para Altos Executivos, atuou como Diretor Presidente da BB Previdência e Diretor de Atendimento Canais do Banco do Brasil, foi Conselheiro de Administração da Cateno Gestão de Contas de Pagamentos S.A e da BBTS – BB Tecnologia e Serviços e atualmente é membro do COAUD da Hapvida.
A frente da área comercial e de produtos, Eduardo Reimann atuará como CBO (Chief Business Officer) – Responsável pela gestão da equipe comercial e dos produtos de integração para clientes, relacionamento, pré, pós e venda, ciclo de vida dos contratos com parceiros/clientes além de prospecção econômica de mercado fintech/bancos. O Executivo é Bacharel em Turismo com ênfase em eventos coorporativos. Possui 20 anos de experiencia na área comercial passando por diversos ramos de atividade em empresas como Fischer Do Brasil, Vidalink, Smiles S/A, CSU MarketSystem, Gazeta do Povo, Live On BaaS, até assumir em abril/21 a cadeira na Original Hub.
E à frente da área de TI, como CIO, assume Pablo Giordano Oliveira, que será responsável pela gestão do time de tecnologia e pelo relacionamento técnico com parceiros e fornecedores. O Executivo é bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília e MBA em gestão empresarial pela FGV. Com mais de 26 anos de experiência em tecnologia, Pablo atuou em empresas privadas e órgãos públicos em grandes projetos de infraestrutura e de desenvolvimento de sistemas, sendo os últimos 3 anos em instituições financeiras.