A Oracle acaba de dar início a um novo programa de seleção, focado nas soft skills dos candidatos. Idealizado por um grupo multidisciplinar de cinco colaboradores brasileiros da Oracle, que tiveram a oportunidade de participar de edições anteriores dos programas de estágio e trainee (eTalent & Class of), o Generation Oracle tem como objetivo orientar e formar uma geração de profissionais do futuro: pessoas com excelentes qualidades humanas, capazes de tirar o melhor proveito da inovação e de transformar o mundo.
Para a Oracle, o programa é um estado de espírito, por isso o processo não é orientado por critérios tradicionais como idade, habilidades técnicas e fluência em línguas, sendo necessário apenas o conhecimento básico do idioma inglês. Para fazer parte do Generation Oracle, os interessados devem ter nível superior ou técnico, durante a duração do programa (de 13 a 18 meses). Além disso, é importante querer “transformar o mundo, empoderando as pessoas, por meio da inovação” (Propósito da Oracle na América Latina) e se identificar com os valores corporativos da empresa (abaixo).
• Viver para a excelência;
• Ser uma pessoa apaixonada;
• Comportar-se como dono;
• Ter espírito de startup;
• Encarar a verdade;
• Ser obcecado por nossos clientes.
Critérios de Participação:
Disponibilidade para trabalhar 35 horas por semana (ou equivalente à carga horária de estagiário), no escritório da Oracle em São Paulo.
Como funciona o programa Generation Oracle?
“Em nosso dia a dia na Oracle, acompanhamos diversas revoluções tecnológicas, que desafiam os sistemas econômicos tradicionais e passam a dar espaço a novas economias. Nesse contexto, nos deparamos com a necessidade também de uma (r)evolução humana. Por isso, nos reunimos e buscamos a mentoria de alguns executivos da empresa para criar o Generation Oracle, pois acreditamos que os profissionais do futuro destacam-se por serem humanos – por seus valores, habilidades comportamentais, consciência e compromisso em fazer um mundo melhor”, explica Lucas Leung, analista de Marketing e porta-voz do grupo que concebeu o novo programa.
Inspirados pelo que há de melhor nas experiências de estágio e de trainee da Oracle, em seus aprendizados e na visão crítica do mercado de trabalho atual, o grupo estruturou o Generation Oracle baseado em três pilares:
1) Novo processo de recrutamento;
2) Sólido programa de desenvolvimento de talentos;
3) Criação da comunidade Gen O.
A primeira etapa é marcada por entrevistas às cegas, repletas de soluções tecnológicas, como inteligência artificial, chatbots, experimentação de cloud (nuvem), o que garante diversidade em todos os aspectos e uma imersão no mundo da tecnologia.
Uma vez selecionada, a pessoa começa sua jornada que durará de 13 a 18 meses. O primeiro mês, de “reconhecimento”, traz treinamentos corporativos e de habilidades-base, explorando a cultura Oracle. Entre o segundo e o 13º mês, há uma rotação pelas áreas, passando pelas estruturas principais da empresa: vendas, pré-vendas, marketing e comunicação, relacionamento com o cliente, além de consultoria, cidadania corporativa, laboratório de inovação, ecossistema de e startups etc.
A pessoa também receberá acompanhamento e será mentorada por uma comunidade formada por entusiastas do programa para dar todo suporte necessário, com possíveis visitas a outras subsidiárias e o desenvolvimento de plano de carreira. A partir do 14º mês, uma vez alocada na estrutura principal que mais tem a ver com ela, a pessoa irá desenvolver um projeto de intra-empreendedorismo junto à comunidade que a ajudou durante o programa, para também contribuir e orientar as futuras turmas do Generation Oracle.
“Estamos convencidos de que a transformação está nas mãos das pessoas e que a tecnologia é a ferramenta que possibilita e acelera as mudanças positivas. Estamos muito felizes em lançar o programa Generation Oracle, pois com ele vamos orientar e formar uma geração de profissionais do futuro – pessoas com as melhores qualidades humanas, capazes de tirar o melhor proveito da inovação e, com isso, transformar o mundo”, afirma Luiz Meisler, vice-presidente executivo da Oracle América Latina.
Período de inscrição: De 4 de fevereiro a 4 de março de 2019
Site para inscrições no Brasil: ora.cl/yi5fq