Oracle e Alura Pra Empresas abrem 44 mil bolsas gratuitas de capacitação tech

Oracle e Alura Pra Empresas abrem 44 mil bolsas gratuitas de capacitação tech

A Oracle LATAM acaba de anunciar que, pelo segundo ano consecutivo, realizará o Oracle Next Education (ONE), programa educacional que visa contribuir para o desenvolvimento social, bem como a criação de oportunidades de trabalho no mercado de tecnologia graças à parceria entre Oracle e Alura Para Empresas para o Brasil e Latam. A iniciativa vai viabilizar 44 mil vagas para pessoas que querem se capacitar, mas que não tiveram a oportunidade de ter acesso a uma educação de qualidade.

Este é o segundo ano de atuação do programa na América Latina e os números refletem que na região há uma grande demanda por cursos especializados em tecnologia. Na última rodada de inscrições, que aconteceu em junho, mais de 100 mil pessoas se inscreveram para as 16 mil vagas que existiam na época. Além disso, no primeiro ano +28% dos inscritos eram mulheres, dos inscritos +20% concluíram todos os módulos com sucesso e +5% deles já estão trabalhando.

Graduados e sua experiência de aprendizado

Daniel Gonzalez, da Cidade do México, 21 anos, conheceu o programa ONE em uma postagem nas redes sociais e decidiu se inscrever, concluindo os cursos em um período de aproximadamente seis meses. Ele afirma que “independentemente de você ter ou não conhecimento tecnológico, você pode concluir o programa com sucesso. O ONE oferece não apenas os fundamentos da teoria, mas também coloca você em prática. Você começa com o básico e desenvolve a capacidade mental de encontrar soluções para problemas de programação, além das habilidades sociais que você começa a desenvolver”.

Ao final do programa, Daniel se candidatou a duas vagas no banco de empregos ONE e hoje trabalha na empresa SPS, parceira da ONE no México. “Me vejo imerso na área de TI e acredito que qualquer experiência de aprendizado tecnológico, como foi o programa ONE neste caso, contribui muito, não só com seu conteúdo tecnológico, mas também para o desenvolvimento pessoal. Eu recomendaria outras pessoas para realmente tirarem proveito disso”.

Já Diego Valdez, 23 anos e autodidata no desenvolvimento de videogames, viu na ONE a oportunidade de se capacitar em questões de programação e se relacionar com oportunidades de emprego. Ele destaca que “gostei de ter começado com os fundamentos da programação. O programa conta com vários professores, são aulas curtas, concretas, com vídeos focados na parte teórica e depois temos tempo dedicados à prática”. Após concluir o programa, concluiu sua primeira oportunidade de emprego na área de TI, também na empresa SPS.

Amanda Gelumbauskas, diretora do ONE para a América Latina, reafirma que “ainda há muito a contribuir com nossa sociedade, por isso, queremos dar uma contribuição constante na base de grandes mudanças: a educação. Nesse sentido, o ONE é uma grande oportunidade para quem busca capacitação e emprego na área de tecnologia, um mercado que está em expansão mundial e que precisa de profissionais altamente competentes.”

O Alura Include, programa de impacto social da Alura Para Empresas, ajuda organizações como a Oracle a criar oportunidades de tecnologia para diversos talentos, por meio de caminhos de aprendizado em Front-end ou Back-end, além de acompanhamento por especialistas. Mesmo a partir desta próxima turma, os próprios alunos poderão escolher qual das duas especializações seguir.

Segundo Adriano Almeida, cofundador e diretor de operações (COO) da Alura, essa oportunidade de entrar no mercado de tecnologia também é uma forma de suprir a falta de profissionais com qualificação no setor. “Desenvolver profissionais no nível júnior é uma maneira inteligente de as empresas ajudarem a transformar o setor, gerando os próximos seniores”, diz ele. “Os iniciantes de hoje são os líderes do futuro e merecem a devida atenção, principalmente em um cenário onde deve haver mais apoio e cuidado para quem dá os primeiros passos”, completa.

Com datas de início e término, o curso Oracle na plataforma Alura é composto por 4 módulos. Na primeira fase de seleção do programa, o aluno passa pela rota de Lógica de Programação e Desenvolvimento Pessoal. Quem o conclui torna-se aluno ONE, podendo optar pelo seguinte percurso: Formação Front-End e React ou Back-End e Spring Training, juntamente com Business Agility e Entrepreneurship, com 563 e 567 horas de conteúdos, respetivamente. O curso é 100% online e os alunos têm a flexibilidade de assistir às aulas e concluir os projetos de acordo com sua disponibilidade, seguindo o horário das aulas.

Para se inscrever, o participante deve acessar o site oficial do programa, verificar os pré-requisitos e preencher o formulário on-line em www.oracle.com/br/one ou www.oracle.com/lad/one. O Oracle Next Education é totalmente gratuito e online. As inscrições estão abertas entre 1 e 21 de novembro.

Oportunidades adicionais

A Oracle está comprometida com a inclusão social por meio da educação e da empregabilidade, especialmente pensando na falta de profissionais qualificados na América Latina, onde hoje há 48% das vagas desocupadas no setor de tecnologia segundo a empresa especializada na seleção de pessoal PageGroup. Em nível regional, segundo a empresa especializada IDC, o subcontinente cresceu 8,5% no mercado de tecnologia da informação em 2021 e em 2022 chegaria a 9,4%, mas é preciso ter pessoal para atender a essas necessidades.

Por isso, além do ONE, voltado para pessoas sem ensino superior, também disponibiliza cursos de capacitação gratuitos mais complexos para profissionais de TI. Este é o caso do SaaS Business Process Certifications, um programa desenvolvido para certificar gratuitamente 50 mil pessoas em toda a região em aplicativos de negócios de classe mundial da Oracle.

Comments are closed