A partir do primeiro trimestre de 2015, as pessoas que acessarem a Nokia Store dos dispositivos das séries 40, 60, Symbian, Asha e Nokia X serão automaticamente redirecionados para a Opera Mobile Store, na qual terão a oportunidade de se tornarem clientes da loja e ter acesso a dezenas de milhares de aplicativos para seus aparelhos.
A transição para a loja da Opera estará disponível para milhares de pessoas que usam os telefones clássicos da Nokia, para que continuem a ter uma fonte confiável de aplicativos, jogos e conteúdo. O processo de migração de clientes está previsto para ser concluído no primeiro semestre de 2015, momento em que a loja da Nokia será fechada.
“Continuaremos a vender e oferecer suporte aos dispositivos clássicos da Nokia, que permanecem populares em diversas partes do mundo”, disse Rich Bernardo, Vice-Presidente de Celulares da Microsoft. “Estamos muito satisfeitos em estabelecer a parceria com a Opera Software para continuar a proporcionar aos consumidores e desenvolvedores uma experiência de confiança na loja de aplicativos”.
“Quando os atuais usuários da Nokia Store forem migrados para a Opera Mobile Store, eles continuarão a receber os aplicativos mais recentes e interessantes para seus celulares”, diz Lars Boilesen, CEO da Opera Software. “A Opera Mobile Store se torna um player ainda mais significativo no mercado de lojas de aplicativos, e os usuários de telefone móvel da Nokia têm a oportunidade de utilizar uma loja de aplicativos de primeira classe para os próximos anos”.
A loja de aplicativos confiável em todo o mundo
Quando a transição dos consumidores for completada, a Opera será a terceira maior loja de aplicativos do mundo em termos de downloads.
Atualmente com cerca de 300 mil aplicativos e jogos disponíveis na loja, e milhões de downloads concluídos diariamente, a Opera Mobile Store possui um grande alcance para os desenvolvedores que desejam disponibilizar seus apps.
A loja da Opera suporta mais de 7500 dispositivos diferentes, desde feature phones até smartphones mais avançados. Ela é uma plataforma de confiança utilizada por mais de 40 mil desenvolvedores ao redor do mundo.
Os desenvolvedores que estão pensando em publicar seus aplicativos na Opera Mobile Store podem fazê-lo visitando o endereço apps.opera.com
O anuncio segue um contrato separado, anunciado em agosto de 2014, que determina a Opera como o navegador padrão dos celulares da marca Nokia, incluindo os aparelhos Series 30+, Series 40, Asha e Nokia X.