A OLX, plataforma de compra e venda que conta com um tráfego de cerca de sete milhões de pessoas por dia, lança o manifesto #QuarentenaDoBem para ajudar os brasileiros a atravessar esse momento de incertezas. A empresa inicia um movimento para estimular a doação de produtos para as famílias mais impactadas economicamente com a evolução da Covid-19 no país e a redução da atividade econômica local. A recomendação é a de combinar a entrega do item pelo chat para quando a quarentena terminar, já que o mais importante é que todos respeitem as orientações para se manterem seguros em suas casas.
Os colaboradores da OLX Brasil, que estão trabalhando 100% em home office desde o dia 16 de março, também estão sendo convidados a aproveitar o período para olhar para o que têm em casa e que podem oferecer gratuitamente para ajudar outras pessoas.
“Vamos utilizar o potencial da nossa plataforma para apoiar a população do Brasil na manutenção da saúde e no combate à escassez. A OLX exerce um papel fundamental na vida dos usuários ao oferecer espaço para anúncio de produtos e serviços que representam oportunidade de geração de renda, mas também pode ser o lugar em que as pessoas poderão encontrar aquilo que não têm condições de comprar. Abraçamos essa responsabilidade social”, afirma Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil.
Mecânica da iniciativa
Para colaborar com a iniciativa, os anúncios precisam seguir a seguinte regra: 1º o nome do produto e depois a #quarentenadobem. Por exemplo: sabonete #quarentenadobem ou casaco #quarentenadobem. A hashtag precisa vir sempre depois do item.
Os interessados nas doações devem entrar no site ou no app da olx.com.br e buscar por “quarentenadobem” sem a hashtag. Pode incluir no campo de busca o nome do produto também.
As publicações devem seguir os Termos e Condições de Uso da OLX que não permitem a comercialização de determinados produtos, conforme relação disponível neste link.
Dentre os itens que podem ser doados estão artigos de higienização lacrados (álcool em gel, anti Sépticos, sabonetes, etc.); artigos de proteção lacrados (máscaras, luvas, jalecos, etc.); brinquedos, livros e jogos (hobbies e passatempos); roupas e calçados usados ou novos; roupas de cama, mesa e banho, colchões e travesseiros, entre outros. Importante sempre lavar os produtos e as mãos antes de manuseá-los e ao embalá-los também.