Iniciativa inédita mapeia entraves e oportunidades para o avanço do investimento privado no ecossistema de startups brasileiro; participação vai até 4 de julho
O Observatório Sebrae Startups, em parceria com a Anjos do Brasil, lançou uma pesquisa inédita com foco na atuação de investidores anjo, que impulsionam empresas inovadoras em estágio inicial. De abrangência nacional, o levantamento busca entender os fatores que limitam o crescimento desse tipo de investimento no país e propor caminhos para o fortalecimento como vetor de desenvolvimento econômico e social.
A pesquisa está aberta para respostas por meio deste link até o dia 4 de julho, e deve resultar em um relatório com análises qualificadas que sirvam para orientar ações que fomentem o investimento em startups com base em dados concretos.
“Trata-se de um esforço para entender as motivações e obstáculos que envolvem esse tipo de aporte, que já é hoje uma das principais fontes de capital para startups no país”, explica Alexandre Souza, gerente de inovação do Sebrae SC. “Nosso objetivo com esta pesquisa é compreender, por meio dos dados, oportunidades latentes e barreiras estruturais que impedem a expansão do investimento anjo no país, com especial atenção aos diversos perfis de investidores.”
A pesquisa adota metodologia quantitativa. A iniciativa conta com o envolvimento de redes como BR Angels, GV Angels, Poli Angels, LAAS, NYU Angels, entre outras.
“O Investimento em startups no Brasil evoluiu muito, mas quando comparamos em relação ao percentual do nosso PIB versus o realizado em outros países, observamos que ainda precisamos crescer significativamente para atingir um patamar compatível com o tamanho de nossa economia”, diz Cássio Spina, fundador e presidente da Anjos do Brasil. “Esta pesquisa irá trazer insights relevantes para o fomento a estes investimentos tão importantes, em especial com a revolução tecnológica que vivemos atualmente.”
A ação é fruto da colaboração entre o Sebrae, por meio da frente de dados do Observatório Sebrae Startups, e a Anjos do Brasil, organização referência no fomento ao capital empreendedor. A parceria cobre desde a concepção da pesquisa até sua execução e análise dos resultados.
- IBEF-SP abre inscrições para a 3ª edição do Prêmio Fintech
- Canopy capta US$ 100 milhões para consolidar mercado de software no Brasil
- GFT adquire especialista em SAP Megawork para acelerar crescimento estratégico
- No Primeiro semestre, Brasil ganhou 2,6 milhões de novos pequenos negócios
- Eletrolar Show All Connected 2025 supera expectativas e movimenta mais de R$ 2 bilhões em negócios