Se esquecer a carteira em casa durante uma compra no supermercado ou no restaurante é motivo de arrepio, em um futuro próximo isso não será mais problema – e talvez a própria carteira como a conhecemos deixará de existir. Os meios de pagamentos digitais já são uma realidade e se popularizam em todo o mundo. Na Suécia, por exemplo, a expectativa é que cédulas e moedas saiam de circulação até 2030. Contudo, como toda novidade, o hábito ainda suscita dúvidas e receios nos empresários brasileiros. Confira cinco pontos essenciais para entender este modelo:
1 – A experiência de compra não pode ter atrito
O principal benefício do pagamento digital é transmitir mais segurança e facilitar a jornada de compra do usuário. Afinal, como o pagamento pode ser feito no próprio aplicativo ou pela simples aproximação entre dois gadgets, os dados bancários do consumidor não serão compartilhados com outras pessoas e a finalização de compra será muito mais rápida e eficiente.
2 – Adequação à nova demanda
Cedo ou tarde o empresário vai ter que aceitar os meios de pagamentos digitais. Estimativas do mercado mostram que, em cinco anos, 70% das compras no varejo físico serão influenciadas e efetivas no mundo online. Assim, aceitar essa nova modalidade é uma forma para oferecer vantagens aos clientes atuais e se aproximar de consumidores adeptos dessas tecnologias.
3 – Mercado nacional ainda pede diferentes opções de pagamentos
Por mais que o dinheiro eletrônico ganhe espaço no mercado de pagamentos, é precipitado abandonar as cédulas e moedas. Por ter um território continental e diferentes peculiaridades regionais, ainda há centros importantes que possuem crediário forte e alta circulação de dinheiro físico – seja pelo costume da população ou dificuldade de acesso aos serviços bancários. O ideal é justamente dar mais opções aos consumidores no momento de finalizar a transação.
4 – Crise abre espaço para inovação e soluções
A instabilidade econômica enfrentada pelo Brasil nos últimos meses faz com que os empresários busquem métodos para retomar o crescimento e aumentar as vendas. É uma excelente oportunidade para implementar soluções que facilitam a transação e melhorem a experiência de compra.
5 – Gestão financeira exige atenção e cuidado
As tecnologias voltadas para a gestão financeira não acompanham a mesma velocidade de evolução das soluções digitais de meios de pagamento. Atualmente, três desafios devem ser superados: a popularização dos meios digitais, os serviços de conciliação, auditoria e contabilização e a segurança das transações. Isso explica, em partes, o surgimento das fintechs, que preenchem lacunas e oferecem ferramentas que auxiliam a operação do negócio.
Fabricio Costa, diretor de novos negócios na Equals, empresa especialista em gestão e conciliação de vendas com cartões de crédito e débito, boletos e outros meios de pagamentos online.