O mercado bilionário dos marketplaces cresce a cada dia e já é responsável por 25% do faturamento de todo e-commerce no Brasil, segundo Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Além do Mercado Livre – que cresceu 60% em apenas um ano no país -, outros grandes varejistas entraram na “briga” do setor, como a Magazine Luiza, Netshoes e Via Varejo. Recentemente a Amazon também anunciou o lançamento de um marketplace de livros no país.
Só o Mercado Livre transaciona mais de R$ 10 bilhões por ano no Brasil, o que mostra a importância e bom momento do segmento. “Mesmo com a recessão, o marketplace é o setor que mais cresce dentro do comércio eletrônico e em 2016 foi responsável por impulsionar as vendas online”, explica Frederico Flores, especialista em marketplaces e CEO da Becommerce – maior plataforma de gestão para marketplaces do Brasil com mais de 2.500 clientes que transacionam juntos R$ 2,5 bi ao ano.
Mercado Livre Experience
Durante o Mercado Livre Experience – maior evento de marketplaces da América Latina – que ocorre dia 02 de setembro, no São Paulo Expo, será possível conhecer inovações que ajudam no crescimento do setor, como a Becommerce (www.becommerce.com.br) – sistema criado exclusivamente para facilitar a vida de quem vende nos chamados shoppings virtuais.
Uma das ferramentas disponíveis na plataforma permite responder todas as dúvidas dos clientes 24 horas por dia – sem intervenção humana. Além disso, o sistema monitora o preço da concorrência e diminui o valor dos seus produtos automaticamente, caso outra loja faça uma oferta. De acordo com levantamento feito este ano, o crescimento médio de vendas dos clientes que passam a usar a solução é de 30% já no primeiro ano.