Número de usuários de smartphones no e-commerce cresce 170% no Brasil

Compartilhar

Em 2016, a penetração do mobile no e-commerce teve um crescimento de 170% em número de usuários no Brasil, enquanto o desktop cresceu aproximadamente 50%, segundo levantamento realizado pelo Cuponomia, site que reúne cupons de desconto dos principais players do comércio eletrônico do país. O estudo avaliou um espaço amostral de seis meses, que contemplou mais de 1 milhão de usuários da plataforma.

De acordo com análise da empresa, a otimização dos sites de e-commerce, aliada à praticidade de realizar compras por dispositivos mobiles, tem contribuído para o crescimento exponencial do número de compras realizadas pela via smartphone.

Quando analisado o perfil dos usuários de smartphone no e-commerce, a pesquisa mostra que a intensidade de compras realizadas no e-commerce varia de acordo com o horário e dispositivos utilizados. No caso dos smartphones, o maior volume de compras ocorrem no período noturno, entre 19h e 22h. Já no desktop, o pico de compras acontece entre às 10h e 14h.

Entre os consumidores que utilizam cupons de desconto, os usuários de smartphone demonstram maior interesse por produtos específicos. Três em cada quatro cupons de descontos utilizados no e-commerce correspondem às cinco principais categorias: lojas de departamentos (26%), alimentos e bebidas (18%), moda e acessórios (12%), esportes (10%), perfumes e cosméticos (8%), outros seguimentos (26%).

A pesquisa mostra ainda que o Sudeste concentra a maior parte dos consumidores mobile, com 68%, seguido pelo Nordeste (15%), Sul (9%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).

Sistema Operacional

Os dispositivos com sistema Android detêm maior representatividade de acesso ao e-commerce, com 72%, seguido pelo iOS (24%) e Windows Phone (4%). O Android domina o mercado digital no Brasil também em número de usuários e de cupons de descontos retirados e em volume de compras.

Quando comparado o volume de vendas em relação ao número de usuários por dispositivo, usuários do sistema operacional iOS (iPhone) compram 35% a mais no e-commerce que usuários de Android. No entanto, quando comparado apenas aos celulares com sistema Android considerados modelos top de linha, existe a mesma propensão de compras e o mesmo potencial de tíquete médio entre os usuários.

O relatório completo pode ser acessado em www.cuponomia.com.br/pesquisas/usuario-mobile-ecommerce.