Novo Ford Mustang GT Manual é um esportivo “raiz” e sofisticado para poucos

Compartilhar

As séries especiais são uma parte importante da história do Mustang, com modelos que marcaram época e ajudaram a criar a mística em torno do ícone. O Mustang GT Performance Manual, que chega agora ao Brasil em edição limitada de apenas 200 unidades, é o mais novo membro dessa galeria. Feito para os entusiastas que apreciam a direção esportiva, é um carro exclusivo que combina alta performance, sofisticação e tecnologias inovadoras, dignas de colecionador.
 

“A transmissão manual sempre foi vista como uma solução funcional e econômica. Hoje, ela tem outro significado, é um equipamento que cria uma conexão mais emocional e visceral com o carro”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford. “Por isso, este lançamento também é um tributo ao legado de desempenho do Mustang e a todos que gostam de dirigir, traduzido na assinatura #savethemanuals.”
 

A nova transmissão manual de seis velocidades permite um controle mais direto da força bruta do motor Coyote 5.0 V8, que agora rende 492 cv – o mais potente já lançado no Brasil. Ela também vem acompanhada de recursos avançados, como o Flat Shift, o Launch Control e o Rev Match, que proporcionam uma experiência de condução surpreendentemente refinada e divertida.
 

O visual do novo GT é marcado por faixas esportivas pretas e peças em cor bronze, combinando com as três opções da carroceria – Preto Astúrias, Cinza Torres e Branco Oxford. Os freios Brembo com pinças vermelhas e o distintivo comemorativo de 60 anos na coluna traseira são outros detalhes diferenciados. O interior vem com bancos esportivos Recaro e um emblema personalizado junto ao câmbio, com o número de série de cada exemplar gravado a laser.
 

Oferecido em versão única, o Mustang GT Performance Manual 2025 começa a ser vendido no dia 7 de maio com preço de R$ 600.000 e previsão de entrega a partir de julho. A sua comercialização é feita por 55 lojas Ford especializadas no Mustang, localizadas em diferentes regiões do Brasil.
 

“Por se tratar de uma edição limitada, os clientes que já são proprietários de um Mustang, de qualquer ano ou modelo, terão prioridade na venda. E, conforme a disponibilidade, vamos atender depois os proprietários de outros veículos da Ford e o público em geral. É uma forma de reconhecimento aos clientes legítimos do Mustang e da marca”, explica Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.
 

Bronze e vermelho

A personalidade do novo Mustang GT Performance Manual é destacada pelas faixas esportivas pretas com frisos vermelhos que percorrem toda a carroceria, do capô à traseira, e valorizam as linhas aerodinâmicas da sétima geração do esportivo. Outro item exclusivo é a cor bronze vista nas rodas, no ícone do cavalo na grade dianteira e nos emblemas 5.0 nas laterais e GT na traseira.
 

“A cor bronze está alinhada com a nova tendência da cor do ano da Pantone, o Mocha Mousse, um tom quente associado ao chocolate e café que transmite luxo, aconchego, prazer e sofisticação. Já o vermelho apresenta no friso das faixas e nas pinças de freio remete a força e esportividade, que são atributos clássicos do Mustang”, diz Andrea Sagiorato, designer da Ford.
 

A cabine em estilo cockpit vem com novos bancos esportivos Recaro, do tipo concha, ergonômicos e envolventes. O painel digital de 12,4″ e a central multimídia SYNC 4 de 13,2″ formam um conjunto único com telas integradas, trazendo também GPS embarcado, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB tipo A e C, carregador por indução e comandos de voz.
 

Volante com aquecimento, retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico e entrada e partida sem chave fazem parte dos itens de tecnologia e conforto, assim como o sistema de som da B&O, de 900 W, com 12 alto-falantes e subwoofer.

Força bruta, controle suave

O Mustang GT Performance Manual está equipado com o mesmo motor Coyote V8 5.0 da versão automática. Com uma nova alteração modificada na linha, ele ganhou mais nove cavalos e agora entrega 492 cv (@ a 7.250 rpm), mantendo o mesmo torque de 58 kgfm (@ 4.900 rpm) e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
 

“Esse motor Coyote de quarta geração, com dois corpos de borboletas eletrônicos e sistema de indução e escapamento menos restritivo, gera 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. Vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e tem uma relação peso-potência de 3,67 kg/cv, um número fenomenal para um carro desse peso”, afirma André Oliveira, diretor de Engenharia da Ford.
 

A transmissão manual MT82 de seis marchas – com as duas últimas “overdrive” –, exclusiva do Mustang, garante um casamento perfeito com o motor. Quem espera um comportamento mais rápido ou pesado no manejo de tanta potência vai se surpreender com os incríveis conhecimentos e facilidade que ela oferece nos engates.

Um dos responsáveis por isso é o Flat Shift, função que permite fazer a troca de marchas sem tirar o pé do acelerador. Acionado sempre que o motor estiver a mais de 5.000 rpm e o pedal do acelerador estiver pressionado acima de 40%, ele equaliza as rotações automaticamente, fazendo com que o motorista sinta um piloto profissional no volante.

Recursos para pista

O Track Apps, tela que reúne os recursos do carro para pista, também traz duas novidades: o Launch Control e o Rev Match. O Launch Control é um sistema eletrônico que maximiza a aceleração e evita o patinamento das rodas nas arrancadas. Ele limita a rotação do motor a um valor predeterminado e permite soltar rapidamente, modulando a potência e o torque.
 

Já o Rev Match simula a técnica de “punta-taco” para reduções de marcha mais suaves, rápidas e sem trancos. Ao detectar que o motorista está mudando a marcha, ele aumenta momentaneamente a rotação do motor antes de engatar. Além de aprimorar a experiência de direção, especialmente em tocadas mais esportivas, o sistema ajuda a reduzir o desgaste da embreagem e da transmissão.
 

O Track Apps inclui ainda outras funções já conhecidas, como Drift Brake, Line Lock (travamento das rodas dianteiras para fazer “borrachão”), cronômetros com tempo de volta e freios, frenagem, força G lateral e longitudinal e medidores auxiliares de temperatura do motor, temperatura e pressão do óleo e temperatura do diferencial, entre outros parâmetros.
 

Fitas personalizadas

A dirigibilidade excepcional do Mustang GT Performance Manual é resultado de um projeto refinado de engenharia, que começa com uma distribuição equilibrada de peso (55% na dianteira e 45% na traseira). A suspensão adaptativa MagneRide é equipada com as mesmas barras estabilizadoras do Mustang Mach 1 e inclui o sistema de detecção automática de buracos, que aumenta a rigidez dos amortecedores para evitar impactos nos pneus e nas rodas.
 

Os freios Brembo de alta performance contam com discos de 15,3 polegadas e seis pistões na frente e discos de 14 polegadas e quatro pistões na traseira. As rodas de 19×9” na dianteira e 19×9,5” na traseira são calçadas com pneus Pirelli PZero 255/40 e 275/40, respectivamente.
 

Você pode configurar várias configurações do motorista de acordo com sua preferência. Os cinco modos de condução – Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag – alteram os ajustes do ronco do escapamento, assistência da direção elétrica, estresse da suspensão, sensibilidade do acelerador, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência do painel de instrumentos.
 

Independentemente do modo de condução, é possível variar também as configurações de direção (Normal, Esportivo e Conforto), do escapamento com válvula ativa (Normal, Silencioso e Esportivo) e da suspensão (Normal, Esportivo, Pista e Pista Drag).

Seguro e conectado

O esportivo traz ainda um pacote completo de tecnologias semiautônomas de segurança, com: sete airbags, alerta de observações com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e à ré, assistente de manutenção em faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, sistema de monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros.
 

Como toda a nova linha Ford, o Mustang GT Performance Manual também oferece uma série de experiências conectadas, convenientes e personalizadas para o cliente, que facilitam o conhecimento, uso e manutenção do veículo.