Novo aplicativo SP Sem Carro orienta deslocamento com diferentes modais pela cidade de São Paulo

Compartilhar

view.aspx

App para quem não faz uso do automóvel oferece trajetos para ir ao destino a pé, de bike, metrô, ônibus, trem e táxi. Lançamento ocorrerá em conferência do urbanista colombiano Ricardo Montezuma

O projeto “Como Viver em São Paulo Sem Carro” e o Instituto de Engenharia lançam na próxima quarta-feira (28) o aplicativo SP Sem Carro. A ferramenta orienta o deslocamento pela cidade de São Paulo por meio de diversos modais, como a pé, de bicicleta, ônibus, metrô e táxi, para os quais apresenta estimativa precisa de tarifa. É uma opção útil para quem não faz uso do automóvel, calculando tempo de deslocamento e caminhos diferentes daqueles indicados por outros aplicativos para os veículos particulares.

O aplicativo SP Sem Carro foi desenhado para ser usado em smartphones com o objetivo de oferecer opções de roteiro e tempo de deslocamento em modais alternativos ao carro. O sistema de georreferenciamento do aparelho encontra a localização do usuário, se essa for a sua origem; ao digitar o seu destino, o sistema vai encontrar as melhores rotas e definir o tempo de viagem para cada opção de modal. Para os transportes pagos (Metrô, CPTM ou táxi) ele apresenta o custo.

Concebido pela Santa Clara Ideias e pela produtora Mustaxe, o app SP Sem Carro será disponibilizado a partir de quarta-feira inicialmente em versão MVP para iOS (aparelhos da Apple) – sigla em inglês que quer dizer uma edição básica que permite aos usuários experimentarem o produto e, de forma colaborativa, apresentarem sugestões de melhoria. Em breve será lançada a versão para aparelhos com o sistema Android. E regularmente o SP Sem Carro incorporará novas funcionalidades, algumas já em produção.

A qualidade irregular do transporte público e descoordenação entre os diferentes níveis de governo sobre o tema mobilidade dificultam a vida de quem quer escapar do uso do automóvel, que as pesquisas mostram que é o caso de um número crescente de pessoas. Esse desafio é comum a outras grandes cidades da América Latina. O app SP Sem Carro é uma iniciativa para tornar mais fácil a opção por evitar o automóvel.

O lançamento do aplicativo ocorrerá após a conferência do urbanista colombiano Ricardo Montezuma, que participou da reorganização do transporte público de Bogotá, cidade com população de aproximadamente 8 milhões de habitantes. A capital da Colômbia é considerada modelo para metrópoles de todo o planeta. Quatro debatedores vão comentar a conferência: Ana Odila de Souza, diretora da SPTrans (responsável pelo sistema de ônibus da cidade de São Paulo); Ivan Whately (Metrô, engenheiro, Instituto de Engenharia); Daniel Guth (ciclista, Ciclocidade) e José Ignácio Sequeira de Almeida (Associação Brasileira de Pedestres).

O evento, que tem apoio da agência GIG, ocorrerá a partir das 9h30 desta quarta-feira, na sede do Instituto de Engenharia de São Paulo, na Vila Mariana, próximo ao Parque do Ibirapuera.

Saiba Mais:

RICARDO MONTEZUMA é arquiteto e urbanista. Doutor em Urbanismo e Mobilidade pela Escola Nacional de Pontes e Estradas de Paris. É especialista em sustentabilidade e humanização de cidades. É fundador da ONG Cidade Humana, criada em 2001. Foi assessor da Prefeitura de Bogotá nas administrações dos prefeito Antanas Mokus, que iniciou a implantação do sistema de transportes públicos BRT “Transmilênio”.

COMO VIVER EM SÃO PAULO SEM CARRO é uma iniciativa idealizada pelo engenheiro Alexandre Lafer Frankel em parceria com o jornalista Leão Serva com o objetivo de impactar a mobilidade dos paulistanos. Desde 2012, já lançou três guias com depoimentos de paulistanos que abandonaram o carro e pesquisas e reportagens sobre a mobilidade alternativa na cidade. A comunidade no Facebook tem 117 mil seguidores que se anteciparam à tendência de redução das viagens com automóvel na cidade.

Serviço:
Lançamento do app São Paulo Sem Carro e conferência de Ricardo Montezuma
28/10, às 9h30, no Instituto de Engenharia.
Av. Dr. Dante Pazzanezze, 120, Vila Mariana