A Novidá, startup que desenvolve soluções para produtividade de equipes operacionais via geolocalização indoor, foi escolhida pelo 100 Open Startups como a startup de Internet das Coisas mais atraente para o mercado corporativo da América Latina.
A lista foi divulgada recentemente, após a avaliação de mais de 8,6 mil negócios inovadores, contando com a opinião de 15 mil executivos. Para formar o ranking, a pesquisa levou em consideração critérios de negócio como premiações, parcerias, contratos fechados com empresas, investimentos recebidos, entre outros.
Além do ranking geral com as 100 melhores startups (com a Novidá se posicionando na 16ª colocação geral), também foram feitos rankings separados em 21 categorias: Energia, Meio Ambiente, Saúde, Indústria, Transporte e Logística, Retail, Agricultura, Construção, Serviços Financeiros, Marketplace, Big Data, Biotech, Visão Computacional, IoT, VR/AR, Produtividade, Customer Service, Recursos Humanos, Legal e Marketing.
“Foi uma grande honra sermos escolhidos como a startup que mais se destacou no ramo de IoT. A Internet das Coisas é uma das maiores inovações dos tempos atuais e pode trazer grande aumento de produtividade para empresas de diferentes setores”, avalia Fábio Rodrigues, diretor executivo da Novidá.
A startup já tem sua solução testada no mercado desde 2016. Basicamente, o sistema funciona da seguinte forma: smartphones ou crachás emissores de BLE (Bluetooth Low Energy) são distribuídos aos colaboradores de uma empresa. Sensores IoT espalhados no ambiente de negócio recebem esses sinais e, através do algoritmo desenvolvido pela Novidá, indicam a posição de cada funcionário.
Dessa forma, é possível medir tempos de execução de tarefas, visualizar um mapa de calor, definir melhores rotas para equipamentos, realocar colaboradores, localizar recursos em tempo real, avaliar desempenho, identificar possíveis gargalos e otimizar processos.
No último ano, a empresa fechou contratos com grandes players como Gerdau, Lanxess, Embraer e Sodexo, além de pequenas e médias empresas como Arotubi e Ornare, o que justifica o bom posicionamento da Novidá no ranking do 100 Open Startups.
“Temos cases de sucesso que trazem um ROI anual de mais de 200% para as empresas. Damos aos nossos clientes visibilidade de seus processos operacionais, o que é essencial para reduzir custos e aumentar a produtividade. O ponto mais interessante da nossa solução é que ela resolve um problema de empresas de todos os portes”, conclui Fábio.
As listas do 100 Open Startups podem ser acessadas no site oficial da organização.