Um marketplace organizado em torno de pessoas, focado em descobrir novas lojas, produtos e tendências, através da interatividade e personalização do conteúdo. Essa é a proposta do Shopcliq , startup fundada por Todd Cohen e Eduardo Luz Estefno, em Novembro de 2011, e que recebeu investimento do Buscapé Company, maior plataforma de digital commerce da América Latina, em Setembro de 2012.
Com visual similar ao do Pinterest, a ferramenta é capaz de unir, em uma única plataforma, lojas, produtos e pessoas, permitindo que o usuário tenha acesso a um conteúdo altamente personalizado, através de um feed de notícias, onde é possível visualizar atualizações de amigos e também das marcas seguidas. Dessa forma, ele conhece melhor o gosto da sua lista de amizades e pode fazer recomendações ao encontrar algo realmente interessante. Ainda é possível fazer comentários nos posts e utilizar hashtags nas publicações, o que torna a ferramenta mais interativa.
Caso queira adquirir o produto, a plataforma permite que o usuário seja redirecionado para o site onde as compras podem ser realizadas, atraindo cada vez mais o público jovem, interessado em descobrir produtos por si só, indo além do marketing convencional.
“A ideia é proporcionar uma experiência diferente da que é vivida atualmente ao visitar uma loja online, fazendo com que os consumidores não só encontrem seus produtos e marcas prediletos, mas também conheçam novidades e compartilhem com seus amigos, de uma maneira divertida. Estamos otimizando a experiência de compra online, transformando-a em uma atividade social”, explica Todd Cohen, CEO do Shopcliq.
Nova plataforma promove marcas em ascensão
Nesse cenário, as pequenas lojas têm a possibilidade de ficar no mesmo patamar de marcas conhecidas, já que a popularidade não é definida por grandes campanhas de marketing, mas sim, pela preferência dos usuários. “O mais importante é que as pessoas descubram e compartilhem as suas preferências”, afirma Cohen.
A empresa trará, em breve, novidades na área de mobile. De acordo com Cohen, o aplicativo para smartphones e tablets já está em fase de desenvolvimento e deve acompanhar a natureza visual da plataforma, sempre focada na descoberta de novos produtos.