Transformar uma simples conversa por celular em um negócio. Poder conversar sobre um produto ou ideia em um chat com fotos, montar um orçamento e receber o pagamento de produtos num mesmo aplicativo e que esse sistema seja tão fácil quanto um app de mensagens. Esse é o Talk7, que acaba de ser lançado no mercado brasileiro e que pretende mudar a forma como os vendedores de todo o país se comunicam com seus consumidores, gerenciam seus pedidos e, principalmente, concluem a venda de um produto ou serviço com alta satisfação do seus clientes.
O Talk7 pretende aproximar ainda mais quem quer vender seus produtos ou serviços com quem busca a experiência de uma compra segura e que, mesmo à distância, não seja impessoal. O aplicativo proporciona que os vendedores estabeleçam um relacionamento com o cliente, e exerçam a gestão do próprio negócio com solução de meios de pagamento e logística para entrega dos produtos integradas ao aplicativo de chat. Ele foi criado pelos empreendedores Carlos Curioni e Guto Araújo, que fazem parte do núcleo de direção do Elo7, marketplace de produtos criativos e autorais. Foi a partir do trabalho com os vendedores da plataforma que eles perceberam a importância de desenvolver um app que ofereça todas as funcionalidades em um único lugar.
“A grande vantagem do Talk7 é poder concretizar e acompanhar toda a venda sem sair do chat, desde o primeiro contato ao pagamento, entrega e avaliação final do cliente. Com isso o cliente fica engajado o tempo todo na concretização da compra, o que melhora a conversão de vendas e a satisfação do consumidor.”, explica Guto Araújo, empreendedor e co-fundador do Talk7.
No lançamento, o aplicativo estará disponível para os vendedores do Elo7, que poderão gerenciar as vendas originadas pelo Elo7 e também as vendas originadas por meio de outros canais como o Facebook ou Instagram. “ Essa é a primeira fase de um produto que pretende empoderar microempreendedores e pequenas empresas com uma ferramenta intuitiva e poderosa que não existe ainda para grandes corporações.”, afirma Araújo.
“Uma das grandes necessidades do micro e pequeno empreendedor sempre foi de ter uma solução que conseguisse reunir todas as ferramentas necessárias para o gerenciamento de um negócio, desde os primeiros contatos com o comprador, até a finalização do negócio. “Com a criação do Talk7, conseguimos atender essa demanda e oferecer uma experiência inédita, que quebra um pouco da frieza e impessoalidade do e-commerce tradicional. Em outras palavras, o que o Talk7 faz é trazer a experiência de comprar em uma loja no mundo físico para um app.”, finaliza Carlos Curioni, empreendedor e co-fundador do Talk7.
O Talk7 é um projeto apoiado pelo Launchpad Accelerator, programa de aceleração realizado pelo Google. Com duração de seis meses, o Launchpad Accelerator conta com um processo de treinamento e mentoria no País, além de um período de duas semanas de incubação na sede do Google, em Mountain View, no Vale do Silício – Califórnia, EUA.
Segundo José Papo, líder do Google Launchpad Accelerator na América Latina, o Talk7 é uma abordagem pioneira sobre uma nova tendência que está em evidência no Vale do Silício: o conversational commerce. “As pessoas já estão usando aplicativos de mensagem para fazer negócios, mas a experiência é ruim, insegura e pouco fluída. O Talk7 é inovador e pioneiro ao oferecer soluções simples para o micro e pequeno empreendedor vender e atender seus clientes com agilidade, qualidade e segurança, usando apenas um smartphone. O aplicativo tem tudo para se tornar um sucesso e causar um impacto positivo na economia”, explica Papo.
A expectativa do Talk7 é que, até o final de 2016, o app tenha mais de 1 milhão de usuários. A partir de hoje, vendedores de todos os segmentos podem se inscrever para participar da fase beta através do site www.talk7.com