Pesquisa Global Hopes & Fears, da PwC, demonstra como empresas podem aproveitar este otimismo para gerar resultados
Profissionais estão otimistas em relação à inteligência artificial (IA) generativa, mais de 80% da força de trabalho no Brasil e no mundo espera que esta tecnologia torne o seu tempo de trabalho mais produtivo. Os dados estão em um recorte específico sobre IA da Pesquisa Global Hopes and Fears 2024, conduzida pela PwC, com mais de 56 mil entrevistados em 50 países, incluindo o Brasil.
Em contraponto ao otimismo, o estudo mostra que uso diário da IA ainda é limitado. Apenas 17% dos profissionais brasileiros ouvidos pela PwC indicaram a utilizar esta tecnologia regularmente. Além disso mais de 14% dos profissionais brasileiros (12% no mundo) nem têm acesso à IA generativa no ambiente de trabalho. Isso porque muitas empresas restringem o uso por preocupações com vazamento de dados, violações de propriedade intelectual ou decisões baseadas em dados imprecisos, entre outros.
“Quando solicitados a escolher entre nove afirmações que melhor descrevem como a IA pode impactar seu trabalho, mais da metade dos quase 54 mil participantes da pesquisa no mundo escolheram pelo menos uma afirmação positiva. No Brasil, 43% acreditam que a IA ajudará a aumentar sua produtividade e eficiência (31% no mundo), enquanto 39% dizem que ela os ajudará a aprender novas habilidades (27% no mundo). Os dados mostram como a força de trabalho está disposta a se preparar para usar estas ferramentas para otimizar o seu trabalho”, destaca Camila Cinquetti, sócia e líder de Workforce na PwC Brasil.
Globalmente, os entrevistados que receberam treinamento especializado para exercer suas funções tendem mais a perceber o impacto da IA nas suas carreiras, tanto de maneira positiva quanto negativa. Os demais profissionais, no entanto, têm uma visão diferente sobre os aspectos da tecnologia e tendem a fazer parte do grupo de 22% dos participantes globais que não acreditam que haverá impactos da IA em seus empregos.
Para que as empresas e os profissionais aproveitem ao máximo os recursos da IA generativa, a PwC indica quatro ações para as empresas: perceber as oportunidades de uso da IA em suas áreas de atuação; facilitar o acesso à tecnologia, sem abandonar as medidas de segurança; compreender e cultivar a mentalidade de profissionais que usam a IA generativa diariamente para para ampliar eficiência e inovação na organização como um todo e transformar usuários frequentes em defensores da IA generativa em toda a organização.
- 97% da empresas brasileiras mudam orçamentos para investir em IA, mostra pesquisa da Cisco
- GWM Haval H6 2025/2025 chega ao Brasil com atualizações estéticas e de equipamentos
- Pesquisa RADAR FEBRABAN: Preocupação com inflação e com custo de vida aumenta entre brasileiros em 2025
- Prestes a completar 115 anos de história, Salton registra recorde de vendas de espumantes em 2024
- Programa de aceleração de startups está com inscrições abertas