O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e a ISOC (Internet Society) assinaram nesta terça-feira (26) um memorando de entendimento que prevê inciativas e atividades conjuntas para conscientizar os provedores de serviços de acesso à Internet (ISPs) do Brasil sobre formas de aperfeiçoar a resiliência e a segurança do sistema de roteamento na Internet. A assinatura do memorando aconteceu durante encontro da ICANN62, no Panamá, e representa uma nova etapa do programa “Por uma Internet mais segura”, que agrega vários atores da cadeia de serviço de Internet no País.
As ações previstas acontecem no âmbito do MANRS (Mutually Agreed Norms for Routing Security ou Normas de Acordo Mútuo para Segurança de Roteamento), iniciativa da ISOC. As atividades promovem a segurança do sistema de roteamento global a partir de medidas da comunidade no sentido de impedir a propagação de informações de roteamento falsas, o tráfego com endereços que usem IP de origem forjados, ao mesmo tempo em que se facilita a comunicação operacional global e a coordenação entre os operadores de rede.
“O NIC.br e a ISOC estão em sintonia e compartilham a visão de uma Internet global aberta e segura que permita inovação e oportunidades a todos. Essa parceria potencializa as ações do programa ‘Por uma Internet mais Segura’, do NIC.br, que tem no MANRS um importante aliado. É fundamental disseminar conhecimento e aperfeiçoar habilidades dos quase seis mil Sistemas Autônomos em operação no Brasil. A comunidade técnica tem um papel importante em impedir que tráfego malicioso saia de suas redes. Apenas com a cooperação entre os diversos atores teremos um ecossistema da Internet verdadeiramente saudável”, reforça Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.
“Este MoU traz uma oportunidade para ISPs e Sistemas Autônomos sinalizarem sua postura de segurança para seus clientes, bem como fazer parte de um conjunto de entidades voltadas a encontrar soluções para os problemas de segurança de roteamento da Internet. É nossa responsabilidade coletiva – como operadores de rede – garantir a confiabilidade e a segurança da Internet. Trabalhando em conjunto com o NIC.br e nosso capítulo local – a ISOC Brasil, esperamos receber mais membros do MANRS do Brasil para melhorar a segurança de roteamento em todo o mundo”, enfatiza Raúl Echeberría, vice-presidente global de engajamento da Internet Society.
Entre os objetivos listados no memorando está o trabalho conjunto do NIC.br e da ISOC para a implementação do Programa IXP MANRS no IX.br; a promoção de boas práticas de segurança do sistema de roteamento entre os ISPs do Brasil incluindo ações do MANRS, a cooperação na área de medição da segurança do sistema de roteamento e adoção do MANRS entre os ISPs brasileiros, além de colaboração em atividades de capacitação para disseminar boas práticas de segurança de roteamento dentro da comunidade de operadores de rede.
O portal de boas práticas para a Internet no Brasil, do NIC.br, reúne informações voltadas aos sistemas autônomos brasileiros, entre elas, recomendações para Melhorar o Cenário de Ataques Distribuídos de Negação de Serviço (DDoS) e Implementação de Antispoofing para Redução de DDoS. Acesse: http://bcp.nic.br/. O portal do programa “Por uma Internet mais segura” entrará no ar em breve.