Com o objetivo de inovação e engenharia o aprendizado de seus colaboradores de fábricas, a Nestlé acaba de lançar sua primeira plataforma de treinamento que integra realidade virtual e artificial. A ferramenta, chamada de Nesverso, simula, de forma realista, o ambiente de fábrica e adapta os desafios de aprendizagem de acordo com o desempenho de cada colaborador, tornando o treinamento mais eficaz e alinhado às competências relevantes.
O novo formato de treinamento, que complementa o modelo tradicional de sala de aula, oferece uma experiência imersiva de aprendizagem interativa com linguagem inspirada em um multiverso próprio, além de conteúdo teórico e prático, videoaulas, quizzes e minijogos que podem ser realizados modo solo ou em grupos.
Desenvolvida ao longo de seis meses em parceria com a empresa Solversys, a ferramenta foi criada a partir da sugestão dos próprios horários das fábricas. Para responder a esses desafios de forma mais eficaz, o uso inovador da Inteligência Artificial no jogo permite criar dinâmicas personalizadas, adaptadas à identificação de anormalidades no ambiente fabril. Quando um colaborador não avança de fase, a tecnologia analisa seu desempenho, identifica áreas que precisam ser treinadas e gera novos obstáculos, sempre alinhadas às competências permitidas. Assim, cada experiência de treinamento é única e personalizada, garantindo que o colaborador seja desafiado de maneira eficaz para alcançar seu objetivo e evoluir no jogo.
A Inteligência Artificial também está presente em NPCs (personagens não jogáveis) que auxiliam os colaboradores ao longo da jornada, em chatbots para dúvidas e na tradução dos conteúdos para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para fortalecer a conexão com os usuários, a novidade permite a criação de avatares totalmente customizados e conta com desafios que podem ser realizados em grupos, nos quais os pontos adquiridos a cada experiência são compartilhados.
O NesVerso é acessível em tablets, smartphones, smart TVs, óculos de realidade virtuais e desktops no ambiente fabril, com logins individuais via email corporativo da empresa. O primeiro treinamento disponível é o de Manutenção Autônoma. Novos módulos serão disponibilizados na plataforma, abordando temas como Segurança e Qualidade.
Marco Guimarães, vice-presidente da área técnica da Nestlé Brasil , explica que a nova plataforma fortalece a jornada de Transformação Digital da companhia ao tornar o aprendizado sobre temas complexos mais acessíveis por meio de uma abordagem divertida.
“A Nestlé vem investindo em inovação e tecnologias de ponta em suas operações há mais de 10 anos, aprimorando processos de controle com o uso de Inteligência Artificial, sempre com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade dos produtos e atender às preferências dos consumidores. Atualmente, mais de 400 linhas de produção no Brasil contam com algum nível de conectividade, possibilitando o monitoramento em tempo real de diversos para identificar rapidamente qualquer anomalia. O Nesverso surge como uma extensão dessa Transformação Digital, sendo uma plataforma de construção de competências que capacita nossas competências forma lúdica e eficaz por meio da gamificação do aprendizado baseado na realidade das fábricas” , reforça Marco Guimarães.
A novidade também reforça o uso da tecnologia como uma forte aliada dos profissionais da Nestlé. O NesVerso chega como uma forma de desmistificar a Inteligência Artificial e a gamificação para quem tem pouca ou nenhuma interação com ferramentas do tipo.
O lançamento oficial da plataforma NesVerso aconteceu na fábrica de Caçapava, interior de São Paulo, por ser um farol da Nestlé no Brasil e referência mundial em Indústria 4.0 e Transformação Digital. Em seguida, a plataforma será renovada nas unidades de Araras e São José do Rio Pardo. Até 2026, todas as fábricas da Nestlé no Brasil contarão com a ferramenta.
- Shell StartUp Engine Brasil abre inscrições para quinta edição
- Fundo de R$ 150 milhões foca em startups do Nordeste e quer ampliar presença de venture capital na região
- Nestlé lança plataforma com IA e realidade virtual para capacitar colaboradores de suas fábricas
- Programa da Marcopolo Next busca startups para solucionar desafios operacionais da Marcopolo
- Brasil leva empresas de alimentos para fomentar negócios no Canadá