Entre os destaques que a NEC, líder global no desenvolvimento de tecnologias de ponta, apresenta durante o Futurecom 2016 (de 17 a 20 de outubro, no Transamérica Expo/SP), estão as tecnologias que impulsionarão as grandes mudanças sociais, por meio da conexão entre os mundos real e cibernético, a exemplo da biometria digital, inteligência artificial, reconhecimento facial, internet das coisas e Big Data. Na oportunidade, a empresa expõe também, em seu estande, localizado na posição 32 do corredor C, soluções inovadoras para os setores de Segurança, Telecom e Varejo.
De acordo com Daniel Mirabile, presidente da NEC no Brasil, a companhia tem como missão potencializar o poder de inovação da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), a fim de solucionar várias questões sociais, que melhoram a estrutura da sociedade como um todo. “A internet das coisas, por exemplo, deve criar uma ligação mais intensa entre o real e o virtual. Quanto mais as coisas se conectarem e os dados forem analisados, maior será a possibilidade de ajudar a sociedade. A inteligência artificial aperfeiçoada auxiliará a inteligência humana, permitindo que dados ocultos sejam agregados e verificados”, afirma.
Uma das novidades que a NEC traz diretamente do laboratório da empresa no Japão é o ARm Keypad, composto por um teclado virtual e óculos vestíveis, utilizados com a tecnologia de realidade aumentada para transformar o antebraço do indivíduo em uma interface que se conecta com o computador. “Temos trazido muitas soluções do Japão, que têm sido utilizadas na sociedade. Esta inovação vem para estimular o mercado para as diversas possibilidades que a tecnologia pode oferecer, a fim de facilitar ainda mais o cotidiano das pessoas”, complementa Mirabile.
As soluções de biometria digital da NEC são reconhecidas mundialmente como as mais precisas do mercado e podem ser usadas para identificação da face, impressões digitais, entre outras. O público do Futurecom terá a oportunidade de conferir de perto a demonstração do sistema de reconhecimento facial desenvolvido pela empresa em diversas aplicações reais. Essas tecnologias da NEC são utilizadas com êxito, tanto em nível local quanto internacional, em diversos segmentos, como ocorre com os projetos de segurança pública e de sistemas de prevenção a fraudes no varejo. A chegada da Arcon, um dos principais players brasileiros no segmento de segurança cibernética, ao Grupo NEC também fortalece a oferta da companhia nesta área da TI.
Com foco no setor de Telecomunicações, a NEC apresenta soluções que visam otimizar as redes das operadoras, como é o caso do NFV (Network Function Virtualization ou Virtualização de Funções de Rede). Um dos destaques neste contexto é a tecnologia de vCPE (Virtualized Customer Premisses Equipment). “Ao otimizar suas redes, as operadoras conseguem criar novas funcionalidades e utilizar seus investimentos de forma mais eficiente, além de reduzir drasticamente o custo nas operações. Esta solução já está em processo avançado de testes na operadora VIVO, no Brasil”, continua o presidente da NEC no Brasil.
Para o Varejo, setor para o qual a empresa disponibiliza cada vez mais inovações que se convertem em incremento real para o negócio do cliente, a NEC tem ofertas que se estendem desde o Enterprise SDN, que permite que as redes sejam controladas dinamicamente, tornando-as um sistema de TIC flexível, até as soluções mais avançadas de frente de caixa (PDV – Ponto de Venda), as quais buscam garantir a melhor experiência e eficácia durante o processo de compra na loja. Outra inovação da NEC, que já é realidade no Japão, e que os visitantes poderão apreciar em primeira mão durante o evento, é a solução de pagamento por reconhecimento facial. “Hoje em dia, os bancos no Brasil utilizam biometria para acesso aos caixas eletrônicos. Mas, a tecnologia de reconhecimento facial, inclusive, para realizar pagamentos já é uma realidade, proporcionando facilidade e segurança”, finaliza Mirabile.
Participação da NEC no Congresso
– Painel: Impactos nas redes e estratégias de monetização
Executivo NEC: Roberto Murakami, diretor de soluções para operadoras da NEC no Brasil
Coordenador: Eduardo Levy, da SindiTelebrasil e Telco Nation Union
Data: 17 de outubro, segunda-feira
Horário: das 11h30 às 12h40
Local: Auditório Brasil
– Painel: Segurança nas comunicações & gerenciamento de riscos nos negócios
Executivo NEC: Rogério Reis, diretor de operações da Arcon, empresa que pertence à NEC Latin America
Coordenador: Ari Lopes, da Ovum
Data: 18 de outubro, terça-feira
Horário: das 10h50 às 12h
Local: Auditório Colômbia
– Painel: IoT: Revolucionando o estilo de vida dos cidadãos e impulsionando os negócios
Executivo NEC: Daniel Mirabile, presidente da NEC no Brasil
Coordenadora: Critiane Pelajo, da TV Globo
Data: 18 de outubro, terça-feira
Horário: das 11h20 às 12h40
Local: Auditório Brasil
– Painel: Economia Digital 2025: Tendências na Comunicação e Informação de Negócios Globais
Executivo NEC: Shinya Kukita, Diretor da Unidade International de Vendas e Operações de Negócios da NEC Corporation
Coordenador: Jorge Fernando Negrete, da Media Telecom
Data: 18 de outubro, terça-feira
Horário: das 15h10 às 16h30
Local: Auditório Brasil
– Painel dos presidentes: os pontos improrrogáveis da nova política setorial das telecomunicações
Executivo NEC: Daniel Mirabile, presidente da NEC no Brasil
Coordenadora: Heloísa Magalhães, do Valor Econômico
Data: 19 de outubro, quarta-feira
Horário: das 11h às 12h40
Local: Auditório Brasil
– Painel: Cidades Inteligentes contribuindo para segurança, mobilidade, saúde e educação
Executivo NEC: Wagner Coppede Júnior, diretor de soluções e engenharia da NEC no Brasil
Coordenador: Igor Lopes, do Portal Canaltech
Data: 19 de outubro, quarta-feira
Horário: das 15h20 às 16h30
Local: Auditório Brasil
Futurecom 2016
Data: de 17 a 20 de outubro de 2016
Horário: Congresso: das 9h às 12h
Exposição: das 13h às 20h
Local: Expo Transamérica / São Paulo