A empresa, que é uma das líderes mundiais no segmento, destaca nesse âmbito a oferta de redes privadas, com foco nos setores de Agronegócio, Mineração, Indústria 4.0, Petrolífero, entre outros, e também apresenta a plataforma NEC Aspire voltada às operadoras
Um dos principais players no fornecimento de soluções para o setor de infraestrutura para mobile no Brasil, a NEC destaca em sua participação na 23ª edição do Futurecom, por um lado, as ofertas focadas nas empresas em geral e, por outro, nas operadoras.
Com a aceleração da transformação digital em tantos segmentos no País, a NEC entende que o evento é o espaço ideal para evidenciar o conceito de redes privativas, que leva conectividade com alta qualidade, tanto em 4G como em 5G, para todos os lugares onde ainda não está disponível o serviço, pela distância ou até mesmo em virtude da dificuldade técnica para a cobertura por parte das redes das CSPs. O crescimento da digitalização dos setores de Agronegócio, Mineração, Indústria 4.0, Petrolífero, com a utilização de dispositivos IoT, por exemplo, estimulou exponencialmente a demanda por uma rede de Internet de baixa latência e com um índice altíssimo de estabilidade do sinal.
A NEC está trabalhando fortemente o conceito de redes privativas dentro de seu portfólio de mobile no mercado brasileiro e já divulgou, no ano passado, sua participação no projeto OpenCare 5G, que marca sua atuação como integradora junto a um pool de parceiros e o InRad, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. A iniciativa dedicada à área da saúde visa facilitar a realização de exames de imagem em áreas ribeirinhas, no estado do Pará, de forma que os profissionais da medicina na capital paulista possam analisar o material mesmo à distância, com segurança, a fim de suprir a carência de médicos especialistas na região amazônica.
Segundo Leandro Galante, diretor de Mobile da NEC na América Latina, a solução de redes privativas da multinacional japonesa está totalmente alinhada com outras ofertas da empresa, o que as tornam complementares. “Contamos no portfólio local com uma plataforma voltada ao segmento do Agronegócio e, nesse âmbito, o fato de poder fornecer também o pilar da conectividade é uma grande vantagem, uma vez que nos classifica como um player habilitado a trabalhar as necessidades do cliente fim a fim. Outro ponto importante nesse sentido é o fato da NEC encarar a segurança cibernética de uma forma transversal, ou seja, como uma disciplina que atravessa todas suas soluções”, afirma Galante.
No Futurecom 2023, a NEC vai explorar, ainda, junto ao público que passar pelo seu estande as soluções que fazem parte do guarda-chuva NEC Aspire. As ofertas formatadas pela empresa que passou a compor o grupo da multinacional japonesa contemplam desde serviços de consultoria e profissionais para RAN, Core, Cloud, até soluções de software e/ou serviços para eficiência energética em redes móveis – que é um tema tão atual e necessário nos dias de hoje -, de consultoria para otimização de CAPEX (Smart CAPEX), de auditoria de consistência de funcionalidade e baseline de configuração de redes de acesso (RAN), bem como de operação proativa. Fazem parte desse rol de produtos, também, as soluções para 5G, desde a definição da estratégia, solução e a implementação.
“A plataforma NEC Aspire concentra uma série de soluções que atendem necessidades muito específicas das operadoras, cada uma com uma característica diferente, de forma a melhorar a performance das redes, extraindo o melhor delas”, comenta o executivo.