Os astronautas da NASA Barry “Butch” Wilmore e Sunita “Suni” Williams se tornaram as primeiras pessoas a entrar em órbita dentro da nave espacial Starliner, da Boeing. Decolando da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral às 10:52 no horário local e embarcando em um voo de 25 horas até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O lançamento marca o início dos voos de testes tripulados da NASA-Boeing Starliner.
“Este voo teste tripulado representa o início de uma nova era de exploração espacial, com os astronautas Wilmore e Williams testando a nave espacial Starliner da Boeing rumo à Estação Espacial Internacional”, disse Ted Colbert, presidente e CEO da Boeing Defense, Space & Security. “Este é um ótimo começo. Estamos ansiosos para levar os astronautas em segurança para a estação espacial e trazê-los de volta para casa.”
Wilmore e Williams também são os primeiros a serem lançados em um foguete Atlas V e estão experimentando a microgravidade em sua jornada até a estação espacial. Eles vão realizar uma série de voos testes durante o voo, incluindo o comando manual da nave espacial Starliner.
Além dos dois astronautas, a Starliner transporta cerca de 345 kg de carga. Depois de acoplarem a nave espacial à ISS, Wilmore e Williams passarão cerca de uma semana na estação antes de retornarem à Terra. Após a realização bem-sucedida do voo de teste, a Boeing e a NASA seguirão trabalhando para certificar a Starliner para missões operacionais de longa duração na ISS.
- Brasil está entre os países que mais usam IA generativa no mundo, mostra pesquisa do Google e Ipsos
- TOTVS abre inscrições para o Programa de Estágio 2025
- Saiba quais são os 10 setores que mais consomem energia no Brasil
- Termômetro de Negócios da Amcham aponta otimismo moderado dos empresários para 2025
- GWM Haval H6 foi o híbrido mais vendido do Brasil em 2024