Em um cenário de rápidas transformações, inovar exige cada vez mais capacidade de adaptação a novas tecnologias. O recém-inaugurado Laboratório de Desenvolvimento de Fórmulas da Natura, em Cajamar, traz um sistema de infraestrutura totalmente adaptável para inovações que ainda nem sabemos que estão por vir. Além disso, o novo laboratório traz mais rapidez, assertividade e flexibilidade para o desenvolvimento de fórmulas e protótipos, reduzindo o tempo que cada produto leva para chegar ao mercado.
Em uma área de mais de 800m², o Laboratório conta com a tecnologia plug and play, que permite diferentes configurações para o espaço. Totens tecnológicos móveis, acoplados a um sistema de infraestrutura aérea, permitem plugar e desplugar instalações que usualmente são fixas, como direcionadores de água, esgoto, ar comprimido e eletricidade. Esse sistema pode percorrer todas as bancadas do laboratório, que também são móveis, aumentando a flexibilidade das instalações.
O espaço também possui uma nova “planta piloto”, com equipamentos industriais em proporções reduzidas, capazes de simular as etapas de produção da fábrica com pequenos volumes, tornando mais fácil e eficiente o processo de dar escala à produção de um protótipo. “Anteriormente, fazíamos uma quantidade reduzida de produto e levávamos para a fábrica para produzir toneladas. Agora, a assertividade passa a ser muito maior”, explica Daniel Gonzaga, diretor de Inovação em Produtos da Natura.
Além de maior grau de acerto no desenvolvimento das fórmulas e flexibilidade para o desenvolvimento de produtos, o novo laboratório também deve aumentar a rapidez com que a Natura traz inovação para seu portfólio. Atualmente, a empresa desenvolve mais de dois mil protótipos em paralelo e lança em média 250 novos produtos todos os anos.
Roseli Mello, diretora de Inovação Expandida, explica que o novo laboratório permitirá diminuir o time to market, tempo entre o desenvolvimento de um novo produto e sua venda para o consumidor final. “Além disso, a otimização dos fluxos e a flexibilidade para operar permitirão que os pesquisadores fiquem ainda mais focados em inovações que tragam experiências sensoriais e benefícios exclusivos, como o recém lançado Chronos Acqua Biohidratante”, conclui.
O Laboratório de Desenvolvimento de Fórmulas faz parte do novo Centro de Inovação da Natura em Cajamar, que contará ainda com áreas dedicadas a pesquisa avançada, prototipagem, cocriação, experimentação e testes de novos produtos.