Diretora Financeira da Bristol-Myers Squibb destaca qualidades que fazem a diferença no mundo corporativo
Apesar do salto no número de vagas ocupadas pelo sexo feminino nas organizações, apenas 13,6% são de cargos de liderança no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Instituto Ethos.
Atenta a esse cenário, a biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb percebeu uma grande oportunidade para transformar esse vácuo em uma vantagem competitiva. Por meio do seu Programa Diversidade & Inclusão, a empresa tem mudado a forma como os altos cargos são distribuídos: hoje, 56% dos executivos da empresa são mulheres.
A Diretora Financeira Mara D’Avella, sponsor e apoiadora do projeto dentro da empresa, explica que a ascensão das mulheres tende a ser impulsionada conforme outras mulheres vão conquistando promoções internamente: “Não só no Brasil, como em outros países, verificamos esse movimento. As pessoas acabam desenvolvendo uma empatia com seus colegas e naturalmente são atraídas para trabalharem juntas. Se for uma mulher, ela puxa outra mulher. É uma mudança de cultura”.
Segundo Mara, o mercado coorporativo, que ainda é ocupado principalmente por homens, tende a valorizar as mulheres que conquistam novas posições: “O homem em uma sala de reuniões é um pouco menos flexível. Já a mulher geralmente consegue ter uma visão mais sensível e aberta, o que acaba colaborando na promoção de mudanças e ajustes que, consequentemente, se refletem em uma melhoria na performance da equipe”.
Confira abaixo algumas dicas da diretora da BMS para se destacar no ambiente de trabalho:
• Aja como uma líder: É importante ter um bom relacionamento com a sua equipe, participar de eventos internos e se mostrar comprometida.
• Compartilhe seu conhecimento: Trazer suas experiências anteriores e disseminar informações visando ajudar os colegas de trabalho são atitudes que se refletirão positivamente em sua performance. É importante fazer isso para benefício de todos.
• Sinta-se à vontade: Quando se é a única mulher em um ambiente cercado por homens, é natural se sentir acuada em um primeiro instante. Porém, é uma oportunidade para se destacar e inspirar outras mulheres a seguirem o mesmo caminho.
• Valorize a troca de experiências: Lidar com pessoas de outros gêneros, assim como culturas, maneiras de agir, de vestir, outras religiões etc., pode ser muito enriquecedor. É importante saber absorver o melhor que cada pessoa pode oferecer, respeitando sempre as diferentes visões.