MIT Sloan promove debate sobre o futuro do trabalho no Brasil

Compartilhar

O escritório do MIT Sloan para a América Latina (MSLAO), juntamente com o PageGroup, consultoria de recrutamento e seleção; promove pela primeira vez a Conferência The Future of Work, em São Paulo (SP). O evento, que acontece em 29 de agosto no Instituto Tomie Ohtake, contará como as inovações tecnológicas têm o potencial de transformar o ambiente de trabalho e melhorar a produtividade.

Em um cenário em que 12% da força de trabalho do país está desempregada, o evento é um espaço para receber os maiores especialistas do meio corporativo e acadêmico para debater como a inteligência artificial, automação e as mudanças na economia estão afetando o mercado.

De acordo com o Professor Roberto Rigobon, do MIT Sloan, “a conferência é uma excelente oportunidade para ter uma discussão interdisciplinar sobre a reinvenção da forma de trabalhar no futuro”. “Mal posso esperar para explorar como podemos abordar questões trabalhistas importantes sob o olhar da transformação digital”, acrescenta.

Já para Lee Ullmann, diretor sênior da MSLAO, “o futuro do trabalho está mudando a própria natureza das profissões e das habilidades que elas exigem. Em uma era de disrupção tecnológica, países como o Brasil estão diante de desafios e oportunidades para capacitar seus cidadãos para essas mudanças”. “Como o maior país da América Latina e um dos principais polos industriais da região, essa questão vai além e é fundamental para a economia global”, analisa.

Durante os debates, os professores do MIT Sloan e convidados falarão sobre a história dos mercados de trabalho, educação, inovação no Brasil e o avanço do desenvolvimento no século 21, inteligência artificial, fintech, ascensão global de plataformas nos mercados de mobilidade urbana e o futuro das medições.

A agenda da conferência conta com os seguintes palestrantes:

Gary Gensler – Professor de Administração e Economia Global Prática da Faculdade de Administração do MIT Sloan, conselheiro sênior do diretor do MIT Media Lab e co-diretor da Fintech@CSAIL do MIT;

Ilan Goldfajn – Ex-presidente do Banco Central do Brasil;

Jason Jackson – Professor assistente de Economia Política e Planejamento Urbano do MIT;

Melissa Nobles – Reitora da Escola de Ciências Humanas, Sociais e Artes e professora de Ciência Política do MIT;

Gustavo Pierini – Representante do Escritório do MIT Sloan para a América Latina;

Robert Rigobon – Professor de Gestão da Sociedade Sloan Fellows e professor de Economia Aplicada do MIT Sloan;

Ezequiel Zylberberg – Pesquisador do MIT Industrial Performance Center.

O evento também conta com o apoio da Iniciativa MIT sobre Economia Digital, do Programa de Articulação Industrial do MIT e da MIT Sloan Management Review Brazil. Dentre os patrocinadores estão: everis, Alelo, Turim, Levee, Softys, Companhia Brasileira de Aluminio (CBA), C6 Bank, e Magalu.

A iniciativa faz parte do compromisso da entidade em apoiar o avanço da educação e das práticas de gestão na América Latina. David Capodipulo, reitor-assistente dos Programas Globais do MIT Sloan, ressalta que “o ensino e capacitação são essenciais para o futuro do trabalho. “A vontade de aprender e de melhorar o mundo por meio das práticas de gestão permanece como uma constante dentro de nossa instituição. Ficamos muito felizes de promover essa conferência, pois a nossa meta é compartilhar o conhecimento criado no instituto por todo o mundo e criar um legado de mudança positiva”, comenta.

Por meio da MSLAO, o MIT Sloan desenvolve e fomenta atividades de alta relevância na região, tais como visitas de corpo docente e de alunos, eventos de recrutamento ao instituto e conferências. Eventos anteriores focaram em tópicos como fintech, saúde, big data, energia, China e action learning.

“Conferência sobre o Futuro do Trabalho” do MIT Sloan

Local: Instituto Tomie Ohtake (Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo)

Data: 29 de agosto de 2019, das 8h às 17h

Inscrições e agenda da conferência: mitfutureofworkbrazil.com/