Mining Hub anuncia edital para startups interessadas em se aproximar da cadeia de mineração brasileira

Compartilhar

Estão abertas as inscrições para startups interessadas em fazer parte do Mining Hub, uma iniciativa que busca a geração de inovação para a mineração com foco setorial e apoiado por 12 grandes players da indústria. O espaço, que ocupará um dos seis andares da recém inaugurada WeWork Savassi Mall, em Belo Horizonte (MG), contará com a participacão das principais mineradoras e fornecedores da cadeia do setor no país. Os formulários de inscrição e o edital completo podem ser acessados pelo site www.mininghub.com.br até 11 de janeiro de 2019. Podem se inscrever startups cujos focos de atuação de enquadrem em algum dos desafios estratégicos e operacionais anunciados pelo projeto: Segurança (Operacional e SSO – segurança e saúde ocupacional); Gestão da Água; Fontes de Energia Renovável; Eficiência Operacional; e Gestão de Resíduos e Rejeitos.

As startups e empreendedores selecionados serão acelerados em ciclos de quatro meses, sendo que o primeiro terá início em Fevereiro de 2019. Lançado em novembro deste ano, o Mining Hub conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e reúne as mineradoras Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, CSN, Ferrous, Gerdau, Kinross, Mineração Usiminas, Nexa Resources, Samarco e Vale. Também já confirmaram presença fornecedores relevantes ligados ao setor, como Haver Brasil, IHM Stefanini, ISQ, Petronas e ThyssenKrupp.

Entre as vantagens para as startups que conseguirem, por meio do edital, garantir o seu espaço no Mining Hub, está a proximidade com as grandes empresas envolvidas, que poderão atuar como clientes-anjo e, inclusive, evoluir para uma potencial joint venture, spin-in ou M&A. Além disso, vale destacar o acesso a um programa de inovação aberta conjunto, onde as soluções de sucesso podem ser escaladas de forma fácil e ágil entre as empresas que patrocinam o programa. O grande objetivo do Mining Hub é gerar conhecimento, novas tecnologias, produtos e serviços e, inclusive, promover a transformação cultural do setor, tido hoje como um dos mais tradicionais do mercado, preparando-o para as tendências do futuro do trabalho.

Projeto integra o WeWork Labs

O Mining Hub integra o WeWork Labs, iniciativa global da WeWork trazida para o Brasil em meados de 2018. Ele é dividido em duas frentes: de um lado, a plataforma capacita startups e empreendedores, por meio da oferta de espaços de trabalho e uma programação que conta com uma rede de mentores exclusiva, curadoria de conteúdos, ferramentas desenvolvidas internamente e um funcionário da WeWork dedicado exclusivamente ao projeto (Labs Manager), responsável por conectar as startups com mentores, clientes e, eventualmente investidores e fundos.

Já na frente voltada para grandes empresas, o WeWork Labs se propõe a contribuir para que organizações de qualquer segmento possam se desenvolver e inovar em suas estratégias de atuação, a partir da aproximação com essas startups, que poderão apoiá-las de maneira customizada na solução de seus desafios, por meio de tecnologia e transformação cultural. Em ambos os casos, a iniciativa conta com parcerias junto a universidades, aceleradoras, incubadoras, empresas de venture capital e especialistas de diversos setores, criando e apoiando um ecossistema de inovação, que colabora para o sucesso desses negócios.

O WeWork Labs já conta com cinco espaços em São Paulo e Rio de Janeiro, mas terá em Belo Horizonte a sua primeira unidade focada em uma área de atuação específica. A primeira WeWork mineira, inaugurada em 22 de novembro, terá capacidade para 800 posições de trabalho até fevereiro de 2019. No Brasil desde 2017, a empresa conta com outras 15 unidades, em São Paulo, Rio de Janeiro, e mais de 15 mil pessoas trabalhando em seus espaços.