Microsoft lança programa de capacitação e mentoria para mulheres em DevOps

Microsoft lança programa de capacitação e mentoria para mulheres em DevOps

A comunidade de tecnologia WoMakersCode, em parceria com a Microsoft, está lançando um novo programa de mentoria exclusivo para desenvolvedoras. O DevOps 4 Women tem como objetivo capacitar mulheres cisgênero ou transgênero em DevOps para contribuir para o desenvolvimento de suas carreiras e aumentar a representatividade e empregabilidade feminina no setor de tecnologia. As inscrições para o processo seletivo iniciam no dia 22 de agosto e vão até 23:59 do dia 04 de setembro por meio do no siteaka.ms/devops4women 

O programa, que está na sua primeira edição, conta com 25 vagas e terá duração de 13 semanas, com 34 aulas on-line e sessões de mentoria sobre DevOps e soft skills, ou habilidades comportamentais em português. O curso tem como base a certificação AZ-400 (Designing and Implementing Microsoft DevOps Solutions – Desenhando e implementando soluções Microsoft DevOps), ao final do curso, as participantes receberão um voucher para tirar a certificação.  

Para participar as candidatas precisam ser residentes do Brasil, ter pelo menos 18 anos e no mínimo 6 meses de experiência em tecnologia, com nível de conhecimento básico em Nuvem, controle de versão com Git, metodologia ágil e programação em qualquer linguagem. Além disso será necessário ter acesso a um computador conectado à internet e nível básico de inglês para leitura dos materiais. Os encontros serão remotos com uma hora e meia de duração, com início em 12 de setembro de 2022 e encerramento no dia 09 de dezembro de 2022. Todos os treinamentos serão em português, gratuitos e irão permanecer disponíveis após o período do desafio. 

“Investimos na capacitação técnica e desenvolvimento pessoal das mulheres porque acreditamos na necessidade de promover a igualdade de gênero, sobretudo em um mercado majoritariamente masculino, como é o caso da tecnologia. Atualmente, o segmento conta com uma pequena parcela de mulheres – cerca de 20%, de acordo com o Global Gender Gap Report. Estimular que elas sigam e desenvolvam suas carreiras no mundo da tecnologia é fundamental para o desenvolvimento do setor no país”, comenta Danni Mnitentag, vice-presidente de Parceiros e Canais e Líder de Diversidade & Inclusão na Microsoft Brasil.  
 

O  DevOps 4 Women será lançado em um evento on-line no dia 22 de agosto, das 17h às 18hrs, na plataforma Microsoft Reactor: https://developer.microsoft.com/en-us/reactor/events/16955/.

O Microsoft Reactor São Paulo, o primeiro Reactor na América Latina lançado em 2020, é a maior comunidade independente de inovação e startups da região, composta por 5 centros de tecnologia. Os Reactors são centros de compartilhamento e aprendizado técnico baseados na comunidade, feitos por desenvolvedores, para desenvolvedores. Os eventos do Reactor, aprendizado online e recursos sob demanda são sempre gratuitos, abertos ao público e permitem que desenvolvedores e profissionais de tecnologia se conectem com sua comunidade técnica local, bem como com especialistas globais da Microsoft para desenvolver novas habilidades. 

O programa é mais uma iniciativa da Microsoft que faz parte do plano Microsoft Mais Brasil, que visa a ampliar o compromisso de longo prazo da Microsoft com o crescimento econômico e sustentável do País, lançado pela companhia em outubro de 2020. Entre as suas iniciativas, está a promoção de treinamentos gratuitos para que a população brasileira esteja apta para atender as demandas exigidas pelo mercado de trabalho atual e futuro. De outubro de 2020 a julho de 2022, mais de 5 milhões de pessoas foram impactadas com diferentes iniciativas da Microsoft de qualificação ou requalificação. O Mais Brasil também busca atuar prol da habilitação da economia digital por meio da tecnologia e promover crescimento sustentável e impacto social. 

Além da capacitação, todas as participantes terão acesso ao Conecta+, programa de qualificação profissional e conexão com oportunidades no mercado de trabalho, que também integra o Plano Microsoft Mais Brasil. A iniciativa possui duas frentes de atuação – Capacitação e Conexão – e oferece três trilhas de capacitação gratuitas com mais de 20 cursos com certificação em tecnologia. Os participantes do Conecta+ com mais de 16 anos poderão se cadastrar no Modern Talent Hub, um portal onde as pessoas que estão em busca de emprego ficarão visíveis para as empresas que fazem parte do ecossistema da Microsoft e tem vagas disponíveis. 

Comments are closed