Fortalecendo cada vez mais a transição sustentável da sua rede logística com soluções inovadoras de mobilidade, o Mercado Livre e a Newlab, plataforma internacional de inovação com sede regional em Montevidéu, no Uruguai, anunciam a abertura de convocatória para startups no Brasil que tenham interesse em se inscrever no desenvolvimento do estudo Logística de Baixo Carbono, para colaborar em projetos piloto de mobilidade com baixa emissão de poluentes ao meio ambiente. As inscrições, que seguem até o dia 04 de setembro, são realizadas online por meio de um formulário digital.
A chamada tem como objetivo co-projetar e implementar projetos de mobilidade sustentável, incorporando tecnologias emergentes de baixa emissão de dióxido de carbono (CO2), com foco nos veículos utilizados na última milha do transporte do Mercado Livre, em setores como micromobilidade, hibridização, carregamento privado partilhado, plataforma de otimização de veículos elétricos, logística interna e pontos de carregamento.
“Abrimos esta chamada para identificar soluções promissoras de mobilidade de baixo carbono de empresas de todo o mundo e desenvolver pilotos no terreno para validá-las”, declarou Tiago Cunha, diretor de Desenvolvimento e Otimização de Transportes do Mercado Livre. “Esta aliança faz parte de nossos esforços para acelerar a transição da maior rede logística de e-commerce da América Latina para uma frota de veículos com emissões reduzidas”, reforçou Guadalupe Marin, diretora de Sustentabilidade do Mercado Livre.
As startups selecionadas terão a oportunidade de testar sua tecnologia ao lado do Mercado Livre e da Newlab, através das operações da plataforma na América Latina, da sede da Newlab LATAM, no Uruguai, e do recém-lançado centro de inovação em mobilidade da Newlab em Detroit, nos Estados Unidos.
A startups terão ainda benefícios como ofertas de novos laboratórios e investimento; fundo de financiamento de subsídios dividido entre as empresas participantes para apoiar o desenvolvimento do piloto e compensar os custos associados; suporte da Newlab para avançar no conceito piloto; apoio contínuo da equipe Newlab, Mercado Livre e uma rede de atores relevantes para a integração de tecnologias que impulsionam soluções para promover a logística de baixo carbono; associação à comunidade e infraestrutura da Newlab; envolvimento com os principais especialistas da indústria, negócios e acadêmicos por meio de programação com curadoria e horário de expediente; acesso à infraestrutura de teste em locais piloto da Newlab, incluindo o Brooklyn Navy Yard, o Central Michigan Campus, em Detroit, o Uruguai; dentre outros.
“A Newlab é uma ponte entre as necessidades específicas de grandes empresas como o Mercado Livre, que querem liderar mudanças tecnológicas, e as ideias mais inovadoras de empreendedores de alto impacto. Temos um método muito eficaz para transformar projetos embrionários em pilotos prontos para serem implementados, acompanhando corporações ou governos para trabalhar com startups, em um processo empolgante, mas complexo ao mesmo tempo. Descarbonizar a economia e a sociedade é um dos desafios mais urgentes do nosso tempo, e o Mercado Livre está liderando o caminho em nossa região”, explicou Fernando de la Fuente, vice-presidente de produtos e programas da Newlab Latam.
Maior frota sustentável da América Latina
Em junho deste ano, o Mercado Livre anunciou o aumento de sua frota elétrica no Brasil. Foram incorporados mais de 400 veículos elétricos na operação logística da companhia, que passará a contar com cerca de 700 veículos no país ao longo de 2023. Mais de 400 novos veículos elétricos também foram incorporados à operação logística no México e no Chile. Dessa forma, a companhia passará a contar com mais de 1.000 veículos elétricos em toda a América Latina, consolidando assim a maior frota de mobilidade elétrica de toda América Latina. Esse crescimento também veio acompanhado da instalação de novos pontos de carregamento na região, somando mais de 200 pontos de recarga, impulsionando assim o desenvolvimento da eletromobilidade em toda a região. Além da mobilidade elétrica, o Mercado Livre tem investido no desenvolvimento de uma frota de caminhões movidos a gás natural, combustível que emite cerca de 18% menos carbono que o diesel. Atualmente, 139 caminhões utilizam gás natural no Brasil.