Marketplace transforma o recrutamento online para PMEs com soluções baseadas em Inteligência Artificial

Compartilhar

No mundo dinâmico das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), encontrar o candidato certo rapidamente é mais do que uma necessidade, é um diferencial competitivo. Atenta à essa demanda de mercado, a Catho, marketplace que conecta empresas e candidatos que estão em busca de emprego, está utilizando, de maneira inteligente, tecnologias avançadas para simplificar e tornar mais assertivo os processos de recrutamento para as PMEs.

De acordo com Eber Duarte, Diretor de Tecnologia da Catho, a empresa investe fortemente em soluções para reduzir o esforço do processo de recrutamento, bem como a assertividade do mesmo. “A plataforma lançou recursos baseados em IA generativa para melhorar a descrição de vagas, aumentando a clareza dos requisitos e atraindo candidatos mais adequados”, destaca.

Além disso, a Catho utiliza algoritmos de IA para a classificação de candidatos, oferecendo um ‘score’ de aderência que facilita a identificação dos melhores talentos para cada vaga. “Temos algoritmos de AI para a classificação de candidatos, indicando a partir do currículo da pessoa e os requisitos da vaga, qual é a aderência daquele indivíduo para a posição em aberto,” afirma Duarte.

Para garantir que a plataforma seja acessível a todas as PMEs, incluindo aquelas com menos ferramentas tecnológicas, a Catho foca na simplicidade e intuição de interfaces. Eber explica que o marketplace sempre busca disponibilizar interfaces simples e intuitivas para os recrutadores, mencionando também o suporte tecnológico contínuo, como, por exemplo, o uso do ChatGPT para assistência na publicação de vagas.

Para o Diretor, os impactos das inovações implementadas são notáveis. “Com mais de 1.5 milhão de contatos entre recrutadores e candidatos promovidos pela plataforma, a Catho registrou um crescimento de 23% neste volume. O que nos indica a efetividade com que as empresas conseguem acessar candidatos adequados às suas necessidades”, comenta Eber.

A análise de dados desempenha um papel crucial na oferta de insights valiosos para as PMEs, permitindo decisões mais informadas no recrutamento. “A Catho é uma empresa data driven, ou seja, uma companhia que toma decisões baseada em análise e interpretação de dados,” afirma Duarte, destacando como informações de geolocalização, engajamento na plataforma e aderência do candidato à vaga são utilizadas para otimizar as contratações.