O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo — IBEF-SP apresenta suas novas lideranças para a gestão 2023-2025. O Conselho de Administração do Instituto será presidido por Marcelo Bacci, CFO da Suzano, e a Diretoria Executiva terá na presidência Magali Leite, CFO e conselheira de administração e fiscal.
A gestão foi iniciada em 1º de março deste ano e se estenderá por 2 anos. O IBEF-SP é referência para os executivos financeiros, reunindo a maior comunidade dessa área no Brasil. Representa, por meio de seus mais de 1.000 executivos associados, dentre os quais são 300 CFOs, cerca de 25% do PIB nacional, considerado o faturamento das empresas que eles administram.
“Vamos buscar construir sobre o trabalho das administrações anteriores. Queremos que, cada vez mais, o IBEF-SP seja a casa do CFO, com voz ativa sobre temas que impactam as companhias e os negócios”, afirma Marcelo Bacci.
Magali Leite, a segunda mulher a assumir a presidência da Diretoria do Instituto, destaca: “Temos como missão reforçar o IBEF-SP como ecossistema de finanças, gerando valor para toda a comunidade financeira por meio de networking e disseminação das melhores e mais atuais práticas de mercado”.
O IBEF-SP atua como think tank dessa comunidade, com mais de 60 eventos realizados por ano, reuniões de comissões técnicas, iniciativas de promoção da diversidade no segmento como o IBEF Conecta, conexões internacionais com o IBEF Global, e posicionamento ao mercado por meio de seu Advocacy, cuja bandeira é “eficiência empresarial”.
O Instituto reconhece os profissionais e operações financeiras de maior destaque no país, por meio de suas premiações. Realiza, há 40 anos, o prêmio CFO do Ano/Equilibrista, considerado o “Oscar dos financeiros”. Nas últimas edições, foram premiados Elvira Presta, CFO da Eletrobras (2022); Tiago Azevedo, CFO do Mercado Livre (2021); e José Antonio de Almeida Filippo, CFO do Grupo Fleury (2020).
Por meio do Prêmio Revelação em Finanças, que completa 20 anos, o IBEF-SP reconhece os executivos que inovam e criam soluções impactantes e replicáveis para todo o mercado. Já o Prêmio Golden Tombstone, mais recente, elege as melhores operações financeiras do ano nas categorias de equity, debt e M&A.
O prestígio do Instituto, que é uma organização sem fins lucrativos, é reconhecido pelas maiores empresas do Brasil, que contribuem para a sustentação de suas atividades. Conta com mais de 20 empresas mantenedoras que perpassam todo o ecossistema financeiro, dentre as quais a B3, Accenture, Alfa, Dell, Deloitte, IBM, EY, Funcional Health Tech, KPMG, Mastercard, Microsoft, MZ, Paytrack, PwC, Saint Paul, SAP, Thomson Reuters, XP e Venue Data Room, além de membros corporativos.
Nova gestão
Conselho de Administração:
Marcelo Bacci (CFO da Suzano) – Presidente do Conselho
Serafim Abreu (Conselheiro de administração e CFO) – Vice-Presidente do Conselho
Augusto Martins (CEO da JHSF Capital)
Ana Paula Zamper (Conselheira de administração e Tech expert)
Charles Putz (Conselheiro de administração e Coordenador do Comitê de Auditoria da BR Properties)
Elvira Presta (CFO & RI da Eletrobras)
Ivanyra Correia (Conselheira fiscal do Bradesco, StatKraft e COAUD do Grupo Baumgart)
Rodrigo Kede (CEO Latam e VP da Microsoft Corporation)
Rosana Passos de Pádua (CEO da Coface)
Conselho Fiscal:
Titulares: Sérgio Volk (VP da Smart ESG) – Presidente do Conselheiro Fiscal do IBEF-SP; Luiz Roberto Mousinho (CFO da Fundação Butantan); e Renata Ribeiro (CFO da Wacker Química).
Suplentes: Glaucio Barros (CFO da Amcom), Juliana Gavineli (Gerente de Report, Informações ao mercado e Novos negócios da Localiza) e Mara Silva (Conselheira fiscal da YDUQS e Conselheira Consultiva da FestColor).