Diante da realidade do país e com a expectativa de vida do brasileiro, houve uma mudança no mercado de trabalho, devido ao aumento na busca de oportunidade de trabalho por parte dos profissionais com 50 anos ou mais.
Houve um aumento de 70% nas contratações temporárias por candidatos com 50 anos ou mais em comparação ao último semestre de 2021 com o primeiro semestre deste ano, de acordo com a Employer, uma das maiores empresas de recursos humanos do país que oferece serviços para empresas. Nos últimos seis meses de 2021 foram cerca de 75 mil vagas temporárias para candidatos deste perfil frente a mais de 130 mil em 2022.
Para Vânia Montenegro, diretora de serviços de RH da Employer, a movimentação do mercado contribuiu para que essa faixa etária procurasse por vagas de trabalho. “Devido à movimentação do mercado pós – pandemia, notamos um aumento na busca por vagas de trabalho de pessoas com 50 anos ou mais buscando recolocação na sua área de maior interesse e conhecimento”, explica Montenegro.
A diretora de serviços de RH comenta ainda que o trabalho temporário é uma excelente oportunidade para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho. “As vagas de temporárias são, sobretudo, uma maneira que as pessoas encontram de se recolocarem no mercado de trabalho ou até mesmo buscar oportunidades em outras áreas. Isso porque, dependendo de seu desempenho e, essas oportunidades temporárias podem se tornar efetivas”.
Setores que mais contratam temporárias com 50 anos ou mais
Segundo ainda com o levantamento realizado pela Employer, os setores que mais abrem oportunidades para essa faixa etária são: setor alimentício, setor têxtil, comércio, logística, saúde, financeiro, administração, hotelaria e turismo.
Direitos do trabalhador temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.