Maior programa de aceleração de startups da América Latina abre inscrições para sua segunda edição de 2022

Maior programa de aceleração de startups da América Latina abre inscrições para sua segunda edição de 2022

Estão abertas as inscrições para os programas de aceleração InovAtiva Brasil e o InovAtiva de Impacto Socioambiental, soluções do hub InovAtiva, política pública que apoia o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil. Os empreendedores interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site de 16 de maio até 17 de junho de 2022.
 

O InovAtiva Brasil vai selecionar até 360 startups de todo o país, que estejam nas fases de validação, operação e tração, para a segunda edição de 2022. Já o InovAtiva de Impacto Socioambiental, focado em empresas de base tecnológica com missão de gerar impacto social ou ambiental positivo, vai selecionar até 60 startups.
 

“Estamos comprometidos em proporcionar a melhor experiência para os participantes dos programas do InovAtiva, desde a jornada do empreendedor até a colaboração dos mentores e participação dos investidores. Nós acreditamos no poder de conexão que o InovAtiva promove entre estes atores e no quanto esse pilar é forte na concretização do nosso objetivo que é impulsionar o empreendedorismo inovador brasileiro”, afirma Daniella Marques Consentino, Secretária Especial de Produtividade e Competitividade, do Ministério da Economia (Sepec/ME).
 

Aceleração e Conexão
 

Os ciclos dos programas InovAtiva são divididos em duas etapas: Aceleração e Conexão. Durante a primeira etapa, os empreendedores têm acesso a mentorias individuais e coletivas com especialistas do mercado e conteúdos sobre empreendedorismo. A etapa de Aceleração é encerrada com o evento regional InovAtiva Day, dia 8 de outubro, onde os empreendedores participam de uma agenda de palestras e painéis voltados à temática empreendedora e treinamentos de pitch.
 

As soluções de maior potencial seguem para a segunda etapa, Conexão, na qual empreendedores recebem mentorias individuais especializadas para o desenvolvimento de seus negócios. Para encerrar o ciclo ocorre o InovAtiva Experience, em dezembro, onde as startups passam pelo Demolation, em que simulam sua apresentação de pitch e recebem o feedback dos mentores e, por fim, têm a oportunidade de apresentar suas soluções para a maior banca de investidores do país, no Demoday.
 

Os empreendedores que participam do InovAtiva de Impacto Socioambiental recebem capacitação voltada ao empreendedorismo em negócios de impacto, mentoria com executivos e empreendedores especializados na área socioambiental e são conectados a investidores interessados em apoiar soluções no setor.
 

“A aceleração do InovAtiva foi muito importante para a validação do modelo de negócio e entendimento sobre a jornada de uma startup. O selo de acelerada também foi um validador na busca pelos primeiros investimentos, dando credibilidade e maturidade para captarmos nosso primeiro aporte externo logo após o programa”, relata Sérgio Roberto Finger, CEO da Trashin, participante do InovAtiva de Impacto em 2018.
 

Até hoje, desde a sua criação em 2013, o maior programa de aceleração de startups da América Latina já acelerou mais de 2.400 startups de diversos segmentos e de todas as regiões do país, e realizou mais de 2.000 mentorias.
 

“A história do InovAtiva mostra o impacto que o programa gera em startups participantes. Cada vez mais estamos investindo em melhorias no programa, buscando atender cada vez mais startups e conectá-las com o mercado, investidores e parceiros”, explica o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

Comments are closed