“Lista” é peça-chave para sucesso de um negócio digital, diz especialista

Compartilhar

Ganhar dinheiro pela internet, seja através da venda de produtos ou serviços, é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, poucos se atentam a um item que diferencia um negócio digital de sucesso: a chamada “lista”.

“Trata-se dos contatos das pessoas com quem você se relaciona. É na lista que você organiza os clientes, os prospects, e investe seu tempo para intensificar o relacionamento com quem já compra ou pode comprar de você”, afirma Alan Pakes, organizador do livro recém-lançado “Negócios Digitais – Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios” (editora Gente).

A lista começa a ser construída no momento em que o empreendedor desperta a atenção das pessoas certas para o seu negócio. “Nada adianta atrair multidões se elas não possuem a necessidade a que seu produto ou serviço atende”, explica Pakes.

Fundador do CONAED (Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital), o especialista ressalta também a importância de construir um relacionamento com os integrantes da lista. É isso que gera um gigantesco poder do mailing.

“As pessoas compram muito mais de quem confiam. E a confiança é maior naquelas com as quais já possuem uma relação, com quem conversam. Em um mundo tão repleto de informações e ofertas, é o relacionamento bem-feito que gera confiança e reciprocidade, diferencia você da concorrência e cria inúmeras oportunidades.”

Pakes destaca ainda que a lista, quando bem cuidada, proporciona ao empreendedor descobrir as necessidades das pessoas e solucionar os problemas delas. Consequentemente, as vendas serão “automáticas”.

“Em vez de você desperdiçar tempo, dinheiro e energia tentando empurrar produtos que seus clientes não querem, a lista lhe antecipa o que as pessoas precisam. E, então, você cria ou busca no mercado o produto ou serviço certo para vender. Como resultado, seus clientes vão comprar de você e admirá-lo, pois a satisfação deles será enorme.”