Linx apresenta ao mercado primeiro balanço do varejo digital

Compartilhar

Em 2023, retirada em loja aumenta 31% no primeiro trimestre

O número de pedidos on-line com retirada em loja/locker cresceu 31,27% no primeiro trimestre de 2023, quando comparado com o mesmo período do ano passado. A informação é resultado de um estudo da Linx, empresa do grupo StoneCo. e líder em tecnologia para o varejo, que extraiu informações de sua base de clientes.
 

No mesmo período estudado, embora o cartão de crédito ainda apareça em primeiro lugar nas compras digitais (58,92%), o balanço mostra que o Pix foi o meio de pagamento que apresentou o maior crescimento, 226%, representando 8% das vendas.
 

O levantamento da Linx traz ainda outras informações sobre o mercado de varejo digital, como os termos mais buscados no e-commerce durante os três primeiros meses do ano.
 

Na lista dos 10 termos mais buscados de janeiro a março deste ano estão eletrodomésticos, eletroeletrônicos e itens de beleza. O último corresponde sozinho a 30% das buscas, impulsionado pelo aumento da procura por protetor solar e maquiagem. Outros termos que se mantiveram entre os primeiros no ranking são “mochila”, em função do retorno às aulas, e “liquidação”, devido à semana do consumidor.
 

Para Tiago Mello, CPO da Linx, a iniciativa de reunir dados sobre o varejo digital serve como um guia para os players deste mercado, que é dinâmico e têm evoluído rapidamente nos últimos anos. “Nossa base é constituída por perfis variados de empresas, que vão desde as gigantes do varejo até PMEs. Por isso, conseguimos fazer uma leitura interessante do cenário atual para contribuir com insights e ajudar a guiar as tomadas de decisões de empreendedores deste mercado”, explica.