No Brasil, o número de Páginas de Serviços alcançou 1,1 milhão, o que representa 90% de todos os prestadores de serviços, freelancers e empreendedores registrados na plataforma
O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, celebra um marco significativo: mais de 10 milhões de Páginas de Serviços – destinadas a exibir serviços profissionais – criadas globalmente, um crescimento de 48% em comparação ao ano anterior. No Brasil, o número de empreendedores e freelancers oferecendo a contratação dos seus serviços através da plataforma chegou a 1,1 milhão, um crescimento de 47% em relação ao ano anterior, considerando que mais de 1,23 milhão de prestadores de serviços estão atualmente registrados na plataforma.
Os levantamentos recentes do LinkedIn destacam uma tendência global: o interesse crescente em empreendedorismo. Atualmente, 42% dos profissionais na plataforma estão interessados em iniciar seu próprio negócio ou atuar como freelancers.
Este não é um interesse apenas dos prestadores de serviços, mas dos contratantes/compradores também: os dados mostram que 80 mil pedidos de serviços são feitos semanalmente no LinkedIn, com um crescimento anual de 65% no número de compradores solicitando serviços, e uma média de 8 solicitações por minuto. Dentre as áreas de maior demanda estão: coaching e mentoria, marketing e desenvolvimento/consultoria de software.
“O LinkedIn tem se consolidado como a principal plataforma para empreendedores e prestadores de serviços expandirem seus negócios, conectando profissionais a potenciais clientes e novas oportunidades. No Brasil, a possibilidade de criar Páginas de Serviço gratuitas e personalizadas tem sido um divisor de águas para quem busca profissionalizar sua atuação e aumentar sua visibilidade. Isso permite que freelancers e microempreendedores mostrem seu diferencial e criatividade de forma prática e acessível. Em um mercado onde o trabalho independente cresce de forma acelerada, contar com uma plataforma confiável que facilite a exposição de serviços e a conexão com clientes é essencial”, afirma Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina e África (LTS).
O primeiro passo para começar a oferecer serviços no LinkedIn é criar uma Página de Serviço, que funciona como uma vitrine para destacar seus serviços e negócios, gratuitamente. Essa função tem o intuito de ajudar a gerenciar propostas, solicitações e a se comunicar com potenciais clientes de forma eficiente. Para criar uma Página de Serviço, basta acessar o perfil no LinkedIn e preencher a seção “Prestar Serviços” ou “Adicionar Serviços”. Isso garantirá que o perfil apareça nos resultados de busca relacionados aos serviços oferecidos.
Para Andre Santos, palestrante, mentor profissional, LinkedIn Top Voice e um dos prestadores de serviço cadastrados na plataforma, “O LinkedIn não apenas potencializou a geração de leads qualificados, mas também se tornou a principal ferramenta para fortalecer minha marca pessoal e empresarial. Já fechei contratos com empresas globais, graças à visibilidade e ao alcance que a plataforma proporciona. É muito mais do que uma rede social, é um ecossistema profissional que conecta você com as pessoas certas. Para prestadores de serviços, é um canal complementar para construir autoridade, gerar negócios e fortalecer a marca pessoal”.
O crescimento das Páginas de Serviços reflete a evolução do LinkedIn como um espaço onde profissionais e empresas podem se conectar de forma prática e estratégica. Todos estes dados mostram como a plataforma tem se adaptado às novas demandas do mercado, ampliando as possibilidades tanto para quem oferece quanto para quem busca contratar serviços especializados.
- Brasil está entre os países que mais usam IA generativa no mundo, mostra pesquisa do Google e Ipsos
- TOTVS abre inscrições para o Programa de Estágio 2025
- Saiba quais são os 10 setores que mais consomem energia no Brasil
- Termômetro de Negócios da Amcham aponta otimismo moderado dos empresários para 2025
- GWM Haval H6 foi o híbrido mais vendido do Brasil em 2024