A Finep anuncia evolução importante em sua linha de crédito específica para Telecom: além de equipamentos de telecomunicação 100% nacionais, vai financiar também a aquisição de cabos de fibra ótica desenvolvidos no Brasil. Com isso, a Finep passa a apoiar a expansão de rede no País praticamente em sua totalidade. A mudança permite à financiadora atender a demanda das empresas de internet, sobretudo de provedores regionais.
A gerente de Tecnologia da Informação e Economia Criativa da Finep, Joana Meirelles, explica que a entrada da fibra vai ajudar as empresas a conseguirem apresentar projetos na ordem de R$ 500 mil – valor mínimo previsto no programa. “Estamos adequando a linha à realidade das empresas”, afirma.
O objetivo do programa continua o mesmo: reaquecer o mercado e estimular o desenvolvimento e a consolidação da cadeia nacional de fornecedores de equipamentos e de serviços de telecomunicações. Por isso, para serem adquiridos, os cabos de fibra ótica precisam seguir os padrões NCM 8544.70 e, assim como os equipamentos, serem certificados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conforme exposto na Portaria MCT Nº 950.
Haverá limitação de 60% do financiamento para aquisição de fibra (o restante precisa ser equipamento). A mudança passa a valer em abril. As empresas interessadas podem acessar a linha de crédito pelo site da financiadora: www.finep.gov.br.
Sobre o programa
Lançado em junho de 2017, o Programa de Apoio à Aquisição Inovadora em Empresas de Telecomunicações tem como principais interessados provedores de internet, operadoras e empresas de energia. Os recursos são reembolsáveis e disponibilizados via Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).