Líderes empresariais e especialistas debatem transformações globais no varejo e impactos no Brasil

Compartilhar

Acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas, da economia global e do comportamento do consumidor é um desafio para todos os setores. Contudo, o varejo é o principal termômetro para essas mudanças. Um estudo que reflete o comportamento dos consumidores, realizado pela agência global Edelman, mostra que os clientes estão diante da transição da Era da Experiência para a Era da Confiança, com destaque ao impacto que as empresas possuem na sociedade. Com o mote de entender as transformações globais e seus reflexos no varejo brasileiro, será realizado, entre os dias 20 e 22 de março, o 8º FÓRUM LIDE DO VAREJO, um dos mais importantes eventos do segmento no País. Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais com curadoria do LIDE Comércio, o encontro ocorre no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP), com a presença de presidentes e executivos das maiores redes varejistas do Brasil.

A abertura do evento ocorre na sexta-feira (20) com uma apresentação especial do vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia e do chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan. “É muito gratificante ver o Fórum LIDE do Varejo chegar à sua oitava edição com todo esse reconhecimento. Vemos que estamos alinhados com as tendências globais do setor, trazendo uma grande oportunidade de relacionamento que o evento sempre proporciona”, diz Celia Pompeia, Vice-Presidente Executiva do Grupo Doria.

Uma das novidades do evento em 2020 é o Prêmio Startup, que reconhecerá os melhores serviços e soluções oferecidos ao setor. As finalistas apresentarão um pitch de três minutos e o vencedor será premiado ao final do evento.

“Mercado, consumo e varejo estão em constante transformação. Com o avanço tecnológico, essas mudanças ocorrem cada vez mais rápido. Por isso, precisamos analisar sempre as tendências globais e, de maneira estratégica, trazer isso para o mercado brasileiro”, afirma Marcos Gouvêa de Souza curador do encontro, presidente do LIDE Comércio e do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

No sábado (21), o evento terá três painéis: “As transformações no cenário global e seus impactos no consumo do Brasil”, “Como a tecnologia e o digital transformam o mercado”; e “A Revolução nos meios de pagamentos e os impactos no comércio brasileiro”. Entre os debatedores confirmados estão Angelo Duarte, chefe do Departamento de Competição do Banco Central, João Teixeira, da VTEX, Denis Piovezan, da Linx, e Pedro Chuamulera, da Clearsale, Roberto Giannetti, da Kaduna Consultoria, Bruno Bianco, Secretário Especial de Previdência e Trabalho.

Confirmando o sucesso da última edição, o LIDE TALKS terá quatro encontros intimistas, interativos e dinâmicos, todos com uma hora de duração. Eles acontecerão simultaneamente no período da tarde, também no dia 21. A proposta é aproximar o público dos convidados por meio de conversas enriquecedoras, estabelecendo um diálogo construtivo e estimulando a troca de ideias e novas soluções aos negócios do setor.

As discussões serão lideradas por nomes como Sergio Borrielo, CEO da Pernambucanas, Rafael Furlanetti, sócio-diretor da XP Investimentos, Vander Giordano, vice-presidente da Multiplan e Héctor Núñez, CEO da RiHappy.

Entre os temas deste ano estão “Repensando negócios: como atuar com taxa real de juros próxima a zero”, “O que o digital pode ensinar para as lojas físicas”, “Mudanças com a reconfiguração dos shopping centers”, e “O que o negócio do varejo de alimentos muda com o crescimento da alimentação fora do lar”.