Lideranças empresariais das áreas de mineração, siderurgia e materiais apontam segurança, diversidade e transformação digital como prioridades

Compartilhar

Para além do investimento em novos processos e em tecnologia, a inovação nas organizações está associada a valores mais diretamente humanos, como segurança, propósito e diversidade, afirmaram executivos das indústrias metalúrgica e siderúrgica em fórum realizado na ABM WEEK 2019 nesta terça (1º de outubro), em São Paulo, no auditório do Pro Magno Centro de Eventos.

Entre os participantes do ‘Fórum Inovação, Capital Humano e Competitividade’ estavam Marcelo Spinelli, diretor-executivo de Ferrosos da Vale; Tadeu Nardocci, vice-presidente sênior e líder global de manufatura da Novelis; Sérgio Leite de Andrade, diretor-presidente da Usiminas, e Pedro Machado Afonso, diretor de tecnologia de operações e site strategy da Mercedes Benz.

Primeiro a falar, Spinelli afirmou que a Vale incorporou a segurança como valor fundamental desde o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG), ocorrido em 25 de janeiro de 2019. “Temos uma cicatriz, algo que representou um aprendizado profundo para nós. A segurança passa objetivamente por trazer pessoas engajadas e processos confiáveis para gerar resultados, além de disciplina operacional”, explicou.

Capital humano

Já Tadeu Nardocci destacou em sua fala a importância do respeito a diversidade. “Na Novelis, temos foco em diversidade e inclusão. Temos que ter a capacidade de atrair diversas pessoas para a operação. Quando falo de diversidade, falo de gênero, raça, orientação sexual e idade. Empresas que são inclusivas são empresas que certamente têm resultados melhores e são mais competitivas”, afirmou o executivo.

Segundo Nardocci, a organização percebeu nos últimos anos que jovens profissionais bem qualificados não querem apenas um lugar para trabalhar, mas precisam sobretudo se identificar com o propósito da empresa. “Ligamos propósito com nossa visão e com crenças culturais. Acho que isso é uma alavanca de competitividade interna e de atração de talentos”.

Transformação digital

Pedro Afonso, da Mercedes Benz, explicou que a empresa decidiu enfocar nos processos e recursos relacionados à Indústria 4.0 em 2014, elencando para isso 10 pilares fundamentais a serem assumidos em todas as atividades. “E o primeiro pilar são as pessoas. Se a gente não partir das pessoas e não fizer as coisas para as pessoas, não teremos sustentabilidade”, argumentou.

Um dos processos surgidos na nova trilha da companhia foi a Fábrica de Ideias — iniciativa que resultou em 15 mil ideias em um único ano. “Utilizamos o know-how das pessoas, permitindo que elas aportassem suas ideias”. A empresa também investiu em parcerias, associando-se a startups, indústrias menores, parceiros de negócio e universidades na busca constante por criatividade. Os resultados, segundo ele, já são palpáveis: ganho de eficiência correspondente a 15% nas novas linhas de produção e a 20% nos processos logísticos.

Algo semelhante foi adotado pela Usiminas, conforme contou Sérgio Leite Andrade. Desde 2017, a empresa passou a investir fortemente em inovação, criando um comitê digital responsável pela criação de 20 projetos. Em 2018, a companhia estabeleceu uma diretoria de inovação.

“Lançamos um programa batizado de Inovaí, um grande projeto de inovação que está em curso na empresa para conscientizar as pessoas e mobilizá-las para a inovação”, afirmou. No longo prazo, a companhia mira na incorporação de robotização — atualmente em teste em seus laboratórios — em seus processos industriais. “É um trabalho constante e nossa equipe de engenharia está inteiramente focada nisso”.

A ABM WEEK conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Aperam, ArcelorMittal, Atomat, Beda, Brasiltec, BRC, Cargo X, CBMM, Clariant, Condat, Danieli, Dassaut Systemès, DDMX, DME Engenharia, DSI Montagens Refratárias, ESW, Fosbel, Gerdau, Harsco, Hatch CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme, Ingersoll Rand, John Cockerill, Kelk/PLM, Kuttner, Lechler, Login Logística, Maina, Metso, Nalco, Nokia, Giovanella, Paul Wurth, Polytec, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHIMagnesita, RIP, Saint-Gobain, SMS Group, Spraying Systems, Stagio Cargas, Suez Water, Suncoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, VLI Logística, White Martins. O evento também possui o apoio das seguintes instituições: Abendi, AIST, Capes, CNPq, Instituto Aço Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), SAE Brasil e Sinobras.