A Consult-Master, a LEC Legal, Ethics & Compliance a VITTORE Partners lançaram, nesta sexta-feira (23/08), em São Paulo, o Anuário ORIGEM 2019, o primeiro dedicado à área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Brasil, que traz centenas de perfis profissionais de lideranças na área e revela que a atividade está se tornando cada vez mais estratégica dentro das organizações. Durante o evento, realizado no Hotel Unique, também foram reconhecidos os 20 profissionais mais admirados por seus pares, dos quais cinco são mulheres.
A pesquisa, que contou com a correalização da ABRIG (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais) e do IRELGOV (Instituto de Relações Governamentais), ouviu cerca de 350 gestores do setor e concluiu que o papel da área de RIG hoje vai muito além do relacionamento com o setor público, e que a atividade abrange mais stakeholders, como outras áreas da empresa, fornecedores e comunidades. “Com as novas demandas da área, o profissional de RIG desejado pelas empresas reúne experiência, habilidade de transitar e engajar diferentes grupos e o domínio de ferramentas digitais”, acrescenta Marcio El Kalay, sócio da LEC.
No entanto, segundo a pesquisa, há escassez de profissionais no mercado que reúnam todas essas características, segundo o headhunter especializado em RIG e sócio da VITTORE Partners, Raul Cury Neto. “Falta mão de obra sênior que atenda a esse novo perfil profissional. Hoje, temos muita gente na base, pouquíssimas pessoas em posição de gerência e menos ainda em posições de direção e vice-presidência”, analisa.
Em relação à presença feminina, o anuário revela que, apesar do crescimento registrado nos últimos anos, as mulheres ainda são minoria, representando pouco menos de um terço dos gestores em empresas, consultorias e escritórios. Nas associações, o cenário é ainda mais difícil, com menos de 20% de mulheres atuando na função. Entre os 20 profissionais mais admirados, porém, a proporção é maior: 5 são mulheres.
Para o sócio da Consult-Master, Rodrigo Navarro, que também coordena o pioneiro MBA em Relações Governamentais da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o profissional dessa área terá de se capacitar constantemente. “Novas competências serão exigidas para uma atuação otimizada em uma área tão transversal e estratégica para as empresas como a de RIG. Não há lobby ‘do bem’ ou ‘do mal’, há profissionais devidamente capacitados ou não para atuarem nessa área”, conclui Navarro.
Grandes empresas são maioria
As companhias de grande porte, as multinacionais e as de capital aberto representam a maior parte da amostra da pesquisa: 65,42% dos respondentes atuam em companhias multinacionais e 67,29% em companhias de capital aberto.
Cerca de três quartos dos respondentes atuam em corporações que faturam mais de R$ 1 bilhão. Os setores que mais investem em RIG são agronegócio, farmacêutico e bens de consumo (incluindo alimentos e bebidas), mas as empresas com novos modelos de negócio, em função do impacto regulatório, estão investindo cada vez mais – fato indicado pela pesquisa.
Profissionais mais admirados
Confira a lista dos 20 Profissionais de RIG mais admirados, segundo os participantes do Anuário ORIGEM 2019:
Antonio Marcos Umbelino Lobo – Sócio-fundador, Umbelino Lobo
Bruno Perman – Sócio, Perman Advogados Associados
Eduardo Ricardo – Sócio-diretor Sênior, Patri
Erik Sasdelli Camarano, Diretor Sênior de Relações Governamentais América Latina – BioMarin
Fabio Assumpção Ribeiro de Lima Rua, Diretor – IBM
Felipe Onei Oppelt – Sócio e Diretor-Executivo, Umbelino Lobo
Grazielle Parenti, Diretora Global de Relações Institucionais – BRF
Guilherme Cunha Costa, Diretor de RIG e Comunicação Corporativa – Paper Excellence
Guilherme Farhat – Presidente, Semprel S/A
Helga Paula Franco, Gerente Executiva de Assuntos Institucionais e Relações Governamentais – Nestlé
Jack Corrêa – Diretor, JC Consultoria Governamental
Jean Castro – CEO, Vector Relações Governamentais
João Nicomedes Valeri Sanches, Diretor Sênior de Assuntos Corporativos – Novartis
João Paulo Neves Baptista Rodrigues, Superintendente Corporativo de Relações Institucionais – Neoenergia
Kelly Aguilar, Diretora Associada de Relações Governamentais – MSD Brasil Farmacêutica
Marcelo Moraes – Fundador e Sócio-diretor, Dominium
Rosilda Prates – CEO, Hexa Brasil
Rodrigo Navarro – Presidente-executivo, ABRAMAT
Suelma Rosa dos Santos, Diretora de Relações Governamentais – DOW
Victor Bicca Neto, Diretor de Relações Governamentais – Coca-Cola Brasil