Poucas semanas após comunicar o investimento inicial de R$ 2.5 bilhões para iniciar a operação no Brasil, a Kavak, companhia mexicana líder no mercado de carros seminovos e usados, dá o primeiro passo para expandir a sua operação nacional e anuncia a criação do Tech Hub, uma célula especial de tecnologia e inovação dedicada a buscar novas soluções e formatos para o negócio.
O projeto é global e contará com quatro sedes – uma no Brasil, duas no México e outra na Argentina – que possuem focos estratégicos diferentes, sendo o centro de inovação brasileiro o maior destes três países. No Brasil, os esforços estarão concentrados na experiência do cliente e a empresa prevê a contratação de 300 dos 500 profissionais de tecnologia que compõem a equipe em todo o mundo. Nacionalmente, grande parte das vagas é destinada a engenheiros de software e os atrativos incluem ações da empresa e flexibilidade para migrar entre as futuras sedes de expansão da Kavak. Já o México contará com nas cidades de Guadalajara e Cidade do México, e será responsável pelas operações, enquanto a Argentina será especializada em finanças.
Globalmente, os Tech Hubs serão liderados por Fernando Scasserra, ex-diretor de engenharia do Mercado Livre no México, que se une a Kavak e assume como diretor de tecnologia dos centros de inovação. No Brasil, ainda haverá a contratação de um CTO brasileiro para a célula. “Queremos redesenhar a experiência do cliente com uma equipe dedicada ao desenvolvimento de novos sistemas e aplicativos para toda a jornada da Kavak, sempre com uma visão global”, explica Roger Laughlin, cofundador da Kavak e CEO da empresa no Brasil.
O executivo ainda pontua que a escolha do Brasil como polo de estudo do consumidor reflete a população apaixonada por carros e um consumidor exigente com sua experiência. Além disso, o brasileiro está muito presente na jornada de compra digital: somente no último ano, mais de 13 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra on-line no país (EbitNielsen). “O Brasil é o terceiro mercado de automóveis no mundo – o maior entre os da América Latina – e vamos expandir nossa carteira de clientes aqui rapidamente. O time do Tech Hub local dedicado ao cliente reflete que estamos ajustando nossa régua de atendimento para um público muito importante, mas muito aberto ao novo também”, afirma Laughlin.
Para dar início às inovações, a equipe do Tech Hub terá uma missão importante: desenvolver o aplicativo global da Kavak, garantindo toda a experiência digital da empresa na palma da mão do cliente. Entre as funcionalidades, o app deve replicar todas as ferramentas já disponíveis no site, mas somar facilidades exclusivas para a modalidade. “Queremos oferecer a experiência mais inteligente e inovadora do mercado. Para um futuro próximo, vemos grandes oportunidades de aplicar análise de dados e machine learning em todo o nosso processo, facilitando ainda mais o acesso ao automóvel globalmente”, finaliza Laughlin.
O processo de recrutamento e seleção para as 300 vagas no Brasil começam a partir de setembro, com pacote de remuneração e benefícios competitivos, incluindo ações da empresa. Os profissionais interessados podem acompanhar as posições disponíveis no portal de carreira da empresa https://www.kavak.com/br/carreiras.