iZettle recebe 30 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento para pesquisa e desenvolvimento

Compartilhar

A iZettle, empresa sueca de tecnologia financeira, receberá um financiamento de 30 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (European Investment Bank — EIB) nos próximos três anos. Os recursos serão destinados à pesquisa e ao desenvolvimento de ferramentas financeiras e comerciais que atendam às necessidades das pequenas empresas em todas as localidades onde a fintech atua, incluindo o Brasil. A transação faz parte do programa European Growth Finance Facility, uma iniciativa do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (European Fund for Strategic Investments – EFSI) — o ponto central do Plano de Investimento Europeu (Investment Plan for Europe).

Presente em 12 países, a iZettle oferece serviços por meio de tecnologia de ponta, que permite às pequenas empresas receberem pagamentos, registrar vendas e obter financiamentos (disponível apenas na Europa). Os recursos do EIB serão destinados ao programa de pesquisa e desenvolvimento da iZettle, que engloba quatro áreas de negócios: desenvolvimento de infraestrutura de pagamentos de última geração; insights e tomadas de decisão a partir de machine learning e inteligência artificial; tornar digitais os processos comerciais e desenvolvimento de processos legais e de compliance.

“Esse empréstimo é motivo de orgulho para o EIB, pois sinaliza o nosso compromisso de facilitar financiamentos para empresas mid-cap europeias. A iZettle é uma empresa jovem e inovadora, que contribui para deixar a economia mais digital e melhorar os negócios e a estrutura de custos de milhões de pequenos negócios”, afirma o vice-presidente do EIB, Alexander Stubb.

“Estamos muito orgulhosos de receber esse selo de aprovação do EIB. É uma oferta que não podemos recusar e que permitirá acelerar o nosso crescimento e continuar criando igualdade de oportunidades para pequenas empresas, mediante à disponibilização de ferramentas que lhes permitem competir com as grandes corporações”, destaca o CEO e co-fundador da iZettle, Jacob de Geer.

De acordo com a vice-presidente de Empregos, Crescimento, Investimento e Concorrência da Comissão Europeia, Katainen: “Com o European Fund for Strategic Investments, o EIB continuará apoiando empresas inovadoras e projetos tais como a iZettle, na Suécia. Desejo à empresa muito sucesso no seu programa de pesquisa e desenvolvimento e espero que ele sirva de inspiração para que outras pequenas empresas busquem financiamento junto aos parceiros do EIB para inovar e expandir suas atividades e criar empregos.”