IoT é um dos temas centrais do congresso do Futurecom 2016

Compartilhar

A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) ainda parece ser um tema nebuloso para muitas pessoas. Porém, segundo estudos de consultorias como McKinsey, Frost & Sullivan e Lux Research, publicados recentemente, uma verdadeira revolução disruptiva vai alterar o futuro de indústrias e o comportamento da população de uma forma geral. Isso já está acontecendo? Os principais representantes das empresas que fomentam essa mudança discutirão IoT e seus impactos na sociedade durante o Congresso Internacional do Futurecom 2016.

A considerar conclusão de estudo publicado pela Frost & Sullivan, IoT representa grande impacto positivo na economia mundial daqui para frente. A América Latina não tem um alto índice de adoção da tecnologia – apenas 7% das empresas usam IoT –, de acordo com o estudo, e talvez essa seja a grande oportunidade de a região ter casos de sucesso pioneiros. O conceito smart city pode ilustrar essas mudanças, pois promete transformar para melhor as cidades e a rotina dos cidadãos.

Do ponto de vista industrial, tornou-se pública também a análise da consultoria Lux Research de que, em 2020, o mercado global de Internet das Coisas Industrial (IIoT) deve movimentar US$ 151 bilhões. Nesse contexto, a infraestrutura de redes de dados e de telecomunicações, a evolução dos dispositivos móveis e a capacidade de suportar todas as aplicações na nuvem terão papel vital. “A rentabilidade das empresas, sua sobrevivência e capacidade de inovar dependerão de um novo modelo de gestão; diretrizes como essas são o objetivo de nosso evento”, afirma, Laudálio Veiga Filho, presidente do Futurecom. A certeza do executivo se baseia nos números apontados pelas consultorias, como a previsão da McKinsey & Company, de que os dados de dispositivos conectados produzirão um montante de informações at é 2025 que conduzirão a um potencial econômico de mais de US$11 trilhões globalmente, desde que analisados e trabalhados.

“A tecnologia está pronta para ser usada e as possibilidades são tão infinitas quanto a capacidade criativa do homem. Investimento em pesquisa e desenvolvimento é o começo”, conclui Veiga.

Futurecom 2016

Quando: de 17 a 20 de outubro de 2016, das 9h às 20h
Este ano o evento começa na 2ª-feira de manhã | Congresso 9:30 / Exposição 12:00
Onde: Transamérica Expo Center – Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387
Informações: www.futurecom.com.br
Programação: http://agenda.futurecom.com.br/pt/2016/17