A Telefónica acaba de anunciar acordo com a Internexa, empresa do Grupo colombiano ISA que oferece serviços de infraestrutura de telecomunicações, acesso à Internet e soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação no continente americano. O acordo de longo prazo contempla a compra de direitos de uso de frações de fibra apagada do cabo submarino BRUSA da Telefónica, novo cabo que conectará o Brasil aos Estados Unidos, além do SAM-1 e Pacific Caribbean Cable System (PCCS), cabo implantado em consórcio com outras empresas ano passado. O acordo foi possível graças à relação histórica que uniu Internexa a Telefónica, tornando ambas parceiras no desenvolvimento de grandes projetos.
Esta nova infraestrutura permitirá à Internexa conectar Brasil e Colômbia com os Estados Unidos, ampliar sua rede de fibra ótica de 30 mil para 60 mil quilômetros e promover o desenvolvimento da banda larga na região, reforçando sua posição como empresa de telecomunicações Tier-1 no continente.
O acordo surge pouco depois da Telefónica anunciar a implantação de seu maior investimento em um ativo de infraestrutura na última década, o BRUSA, novo cabo submarino de 11 mil quilômetros que conectará Rio de Janeiro e Fortaleza, no Brasil, com San Juan em Porto Rico e Virginia Beach nos Estados Unidos e começará a operar no início de 2018.
BRUSA fará parte da Telxius, a nova empresa global criada pela Telefónica para otimizar seus ativos de infraestrutura e que, gradualmente, irá incorporar alguns deles, inclusive parte de sua rede de torres de telefonia móvel e de cabos submarinos de fibra ótica.