Inteligência artificial encurta em 50% distância casa-trabalho

Compartilhar

Os recursos de inteligência artificial estão ajudando a cortar pela metade a distância percorrida por profissionais operacionais entre casa e trabalho. Segundo levantamento da LEVEE, fintech que utiliza a inteligência artificial para aumentar a produtividade nas empresas, com 13 mil pessoas, a distância média percorrida por esses trabalhadores caiu de 16 km para 8 km por trecho (ida ou volta) com contratações mais assertivas e de profissionais que moram mais próximos ao local de trabalho. Isso significou uma economia de 157 horas por ano – ou 6 dias inteiros no transporte público – no deslocamento para cada uma das pessoas pesquisadas.

“Quando aplicamos os recursos de geolocalização combinados aos de inteligência artificial e machine learning, conseguimos mapear os perfis mais assertivos e recomendá-los para vagas mais próximas às suas residências. Por isso acontece a redução da distância”, afirma Jacob Rosenbloom, CEO da LEVEE.

A relação é de ganha-ganha entre quem contrata e quem passa a trabalhar mais próximo de casa, segundo o executivo. Do lado do funcionário, isso pode significar maior satisfação com mais tempo livre no dia a dia para atividades pessoais e também maior produtividade. Pelo ângulo do contratante, além de melhor desempenho do funcionário, também nota-se a economia nas despesas com vale transporte.

“Ao localizar funcionários com perfis mais assertivos e que residem mais próximos dos postos de trabalho as empresas conseguem cortar até R$1,00 por dia com vale transporte. Isso sem contar que funcionários que passam menos tempo no trânsito são notadamente mais felizes e até 25% mais produtivos”, afirma.

O levantamento também mostrou que 1 em cada 5 pessoas pesquisadas na amostra passou a ir para o trabalho de bicicleta ou a pé, devido ao encurtamento dessa distância.