Instituto Caldeira abre inscrições para Kickstart e MVP, programas voltados à originação e aceleração de startups

Compartilhar

Os programas são voltados, respectivamente, para empreendedores em início de jornada e que desejem desenvolver um negócio escalável e com base tecnológica, e para negócios em estágio de validação e operação

O Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS), abriu inscrições para dois programas voltados à originação e aceleração de startups: batizados de Kickstart e MVP, os programas foram pensados, respectivamente, para empreendedores em início de jornada e que desejem desenvolver um negócio escalável e com base tecnológica, e para negócios em estágio de validação. Os programas se juntam ao já tradicional Ebulição Startups, programa de aceleração do Instituto Caldeira voltado para startups em fase de tração, que neste ano terá sua sexta edição.

“Cada vez mais, estamos  fomentando o ecossistema de startups em diferentes estágios de desenvolvimento, desde a ideação, fornecendo aos empreendedores ferramentas para potencializar o crescimento do negócio”, destaca Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira. “Isso vai ao encontro de um dos principais objetivos do Caldeira, que é ajudar a desenvolver e ampliar a competitividade dos nossos empreendedores e empreendedoras. No Kickstart, por exemplo, queremos incentivar a concepção de novas startups, fomentando a criação de negócios que futuramente possam se destacar no mercado e se conectar com nosso ecossistema. Não é necessário ter um CNPJ estabelecido para se inscrever, apenas uma boa ideia.”

As inscrições para o MVP estão abertas aqui, e as inscrições para o Kickstart, aqui. O kickoff de ambos os programas está previsto para o mês de abril. O Kickstart vai até junho, e o MVP, até julho.

Kickstart e MVP: ideação e aceleração de startups

Vinte e cinco negócios serão selecionados para o Kickstart, programa com duração de sete semanas que vai contar com kickoff presencial, cinco workshops realizados virtualmente, e um pitch day presencial, em que os empreendedores poderão apresentar suas ideias. O programa é voltado a empreendedores em início de jornada, com ou sem CNPJ ativo, que desejem desenvolver um negócio escalável com base tecnológica.

“É um ciclo de capacitação, com foco na transformação de ideias e estruturação de potenciais startups”, explica o CEO Pedro Valério. “Queremos atrair aquelas pessoas que identificaram um problema ou dor no mercado e que têm uma ideia ou projeto escalável para solucionar esses desafios.” O Kickstart será realizado duas vezes por ano.

Já o MVP é um programa de aceleração, voltado para startups de base tecnológica que estejam em fase de teste e validação do seu Mínimo Produto Viável, que tenham CNPJ ativo, e que já estejam realizando as primeiras vendas. Vinte startups serão selecionadas para participar, por meio de um pitch day com uma banca avaliadora, formada por investidores, corporates, e pessoas envolvidas no ecossistema de inovação.

Com duração de três meses, o MVP também será realizado duas vezes por ano. A programação envolve kickoff, diagnóstico das startups, mentorias individuais e coletivas, dois workshops online, duas imersões presenciais no Instituto Caldeira, talks, painéis, e o encerramento oficial, com pitch day. Os programas são correalizados pelo Sebrae.