InovAtiva prevê impactar mais de 800 startups em 2024

Compartilhar

InovAtiva, política pública que promove o desenvolvimento do empreendedorismo inovador no Brasil, projeta crescimento significativo para esse ano. O programa, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em coexecução em rede com Impact Hub Brasil e Associação Brasileira de Startups (Abstartups), prevê impactar mais de 800 startups por meio de suas iniciativas.
 

Após completar 10 anos, ao longo de sua história, o hub já atendeu mais de 3.900 startups e projetos de negócios inovadores pelo país, sendo o percentual de 43,55% dos negócios na região Sudeste, 27,15% na região Sul, 17,81% no Nordeste, 7,34% no Centro-Oeste e, na região Norte são 4,65%. Ao todo, foram mais de 39 mil empreendedores impactados em uma média de 900 municípios.
 

De acordo com pesquisa realizada com as startups que participaram dos dois Ciclos de Aceleração em 2023, 60% dos negócios consideram que os programas foram importantes ou muito importantes para a conquista de clientes de forma geral, um aumento de 10 pontos percentuais em relação aos números acumulados até 2022. Além disso, 57% das startups indicaram aumento de seu ticket médio desde que participaram dos programas InovAtiva. Ainda, quase 20% afirmaram ter recebido algum investimento em decorrência direta dos programas.
 

Para Roberta Ludwig, Coordenadora Geral do InovAtiva pelo MDIC, o programa tem impactado positivamente todo o ecossistema inovador em âmbito nacional. “As iniciativas promovidas pelo InovAtiva atendem todas as startups do país, de modo. que conseguimos apoiar grandes projetos de inovação nas regiões mais remotas”, pontua. “Além disso, o InovAtiva tem como propósito transformar o setor, conectando startups, mentores, investidores e demais atores de inovação. Isso, ajuda a gerar novos negócios e impactar de modo positivo o mercado e a sociedade”.
 

O InovAtiva possui três projetos principais: InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, que conta com dois ciclos de aceleração anuais, apoiando um total de 400 startups. O InovAtiva de Impacto, voltado para empresas que têm como missão gerar impacto social ou ambiental positivo – acelerando 160 empreendimentos anualmente (também dividido em dois ciclos).
 

E o Powered by InovAtiva, programa regional que lida com projetos em fase de ideação ou validação, que é realizado em parceria com instituições locais e teve seu piloto em 2022. Somente no ano passado, apoiou mais de 100 negócios inovadores. E, para 2024, a expectativa é impactar mais de 250 startups em 10 ecossistemas de diferentes regiões do Brasil.
 

Atualmente, os programas têm o apoio de uma extensa rede de voluntários, com 725 avaliadores, 43 líderes InovAtiva que atuam diretamente nas unidades federativas e mais 2.500 mentores voluntários – profissionais do mercado de inovação que oferecem orientação estratégica e compartilham seus conhecimentos com as startups, impulsionando seu desenvolvimento ao longo dos ciclos de aceleração.
 

Para Paulo Puppin, coordenador de Startups no Sebrae Nacional, o InovAtiva é a ponte entre a dor do empreendedor inovador e alguém que já passou por essa dor e poderá apoiá-lo. “Esse intercâmbio entre empreendedores, consultores e mentores dá conhecimento e força ao negócio”, finaliza Puppin.