O programa de aceleração de startups, InovAtiva Brasil, apresentou nesta segunda-feira (4), 300 startups selecionadas para o 1º ciclo de aceleração de 2016, obtendo assim, mais que o dobro de selecionados que em sua edição anterior.
A área de Tecnologia da Informação registrou a liderança entre os setores com maior número de startups classificadas, 104 (35%), seguido por Saúde, com 42 (14%) e Serviços, com 34 (11%). Com quase o dobro de inscrições de 2015, o programa recebeu 1.372 projetos e conseguiu preencher todas as 300 vagas disponíveis no programa, um aumento de 136% quando comparado ao Ciclo anterior.
Com o aumento de inscritos neste ano, novos setores da economia estão presentes no programa, como aeronáutica e espacial, papel e celulose, mineração e metalurgia, óleo e gás e outros. Criado em 2013, este é o maior e mais abrangente programa de capacitação, mentoria e conexão para novas empresas de base tecnológica do país.
As startups habilitadas receberão durante cinco meses capacitação, mentorias individuais e coletivas com executivos experientes e conexão com possíveis parceiros e investidores.
Segundo o Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, o programa permite que startups das mais remotas regiões do país tenham acesso a conteúdo de treinamento específico para a realidade delas, além de terem acesso a mais de 450 executivos do Brasil e do mundo para ajudá-las na estruturação do negócio. Quando estiverem prontas serão conectadas a potenciais clientes e investidores. “Fazer isso na escala de centenas ou milhares de startups e com altíssimo nível da rede de mentores é o que faz esse programa ser referência mundial em empreendedorismo inovador.”
O aumento e a diversificação de candidatos consolidaram o InovAtiva como um programa de abrangência nacional com atuação nos mais variados setores. Souza ressalta que este ano foram selecionados 21 estados, em mais de 20 setores diferentes da economia. Ressaltou também que identificaram excelentes projetos fora dos grandes centros “Os 5 melhores projetos avaliados até esta fase vieram de Campina Grande/PB, Goiânia/GO, Timbó/SC e Fortaleza/CE. Foi para isso que criamos o InovAtiva Brasil: atender centenas de startups, de qualquer lugar do Brasil, gratuitamente, com qualidade de nível mundial.”
Segundo os organizadores do Programa, o resultado final das startups selecionadas confirma o fato de que o Brasil possui startups diversificadas e com alto potencial de crescimento e inovação em todas as suas regiões, mas que, até então, tinham poucas oportunidades de suporte para o seu desenvolvimento. Isso reforça o principal objetivo do programa InovAtiva Brasil em ser o primeiro passo para qualquer startup do país para captar recursos e conquistar clientes.
Sobre o InovAtiva Brasil:
Criado em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior (MDIC), o InovAtiva Brasil é um programa que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios inovadores.
O programa oferece capacitação em empreendedorismo inovador, conexão com parceiros, mentoria com profissionais renomados e vantagens em outros programas públicos e privados de fomento à inovação. Toda a Comunidade InovAtiva de usuários cadastrados pode acessar gratuitamente o conteúdo de capacitação em cursos. Já a participação nos ciclos de aceleração é restrita a projetos inscritos e aprovados pelos avaliadores do programa. São até 300 vagas disponíveis para a primeira etapa de cada ciclo, até 125 para a etapa final. Saiba mais: www.inovativabrasil.com.br
Sobre os cursos de capacitação gratuitos do InovAtiva Brasil:
Estão abertas as inscrições para curso online gratuito de Modelagem e Validação da proposta de valor. O curso acontecerá entre os dias 11/04 a 05/05 e será aplicado por meio de vídeos curtos e acessíveis por celulares e tablets. Os usuários da Comunidade InovAtiva aprendem como modelar a proposta de valor por meio de ferramentas visuais, validá-la por meio de pesquisas com o público-alvo, recebem informações e feedbacks dos demais participantes em plataforma colaborativa e então formalizam um modelo de negócios viável.
Os participantes recebem certificados ao completarem as tarefas e feedbacks dentro dos prazos estipulados. Inscrições no: www.inovativabrasil.com.br