Os gestores de fundos hedge estão inovando e aumentando os investimentos em tecnologias, visando a criar novas vantagens competitivas e abordar questões regulatórias e operacionais, de acordo com o estudo intitulado “Mudança transformadora: como a inovação e tecnologia estão moldando a indústria”. Segundo a pesquisa, 90% dos entrevistados disseram que atualmente estão investindo em tecnologias para aprimorar os controles e o compliance e 88% deles estão identificando objetivos de eficiência como o principal motivo. O relatório foi realizado pela KPMG e contou com a participação de mais de cem gestores globais de fundos de hedge.
“Essa pesquisa salienta que os gestores de fundos hedge estão fazendo investimento em tecnologias e estão focados em ser mais eficientes tanto em compliance regulatório, como em operações. Em última análise, isso deverá resultar em um setor mais sólido com controles mais rígidos e desempenho melhor, disse o sócio-líder de Hedge Funds da KPMG no Brasil, Lino Junior.
Fundos hedge recorrem à tecnologia como vantagem competitiva
Entre os participantes da pesquisa, 74% disseram que acreditam que as tecnologias comerciais automatizadas terão algum impacto sobre os retornos de fundos hedge, nos próximos cinco anos, e 58% avaliaram que a inteligência artificial e o aprendizado de máquina terão de médio a alto impacto sobre o setor nos próximos cinco anos. Já 94% estão plenamente confiantes de que a tecnologia terá um impacto sobre a concorrência nos próximos cinco anos.
Quando questionados sobre o risco relacionado à utilização de dados com o uso da tecnologia, os entrevistados ser mostraram preocupados com os riscos relacionados aos dados: 83% deles disseram que a segurança cibernética é um recurso tecnológico importante que atrairá investimentos significativos.
“O investimento em novas tecnologias auxiliará a manter o setor à frente da concorrência a longo prazo, proporcionando retornos consistentes e positivos em termos de riscos para os investidores enquanto continua a tratar dos encargos regulatórios cada vez mais altos”, analisa o sócio.
Sobre a pesquisa
O estudo intitulado “Mudança transformadora: como a inovação e tecnologia estão moldando a indústria” (do original em inglês, Transformative Change: How innovation and technology are shaping an industry) foi feito pela KPMG em parceira com a Alternative Investment Management Association (AIMA) e com a Managed Funds Association (MFA). O relatório contou com a participação de mais de cem gestores globais de fundo hedge representando aproximadamente US$ 300 bilhões de ativos sob gestão. Para acessar o estudo, clique no link https://home.kpmg.com/xx/en/home/insights/2016/10/transformative-change-fs.html.